Topo

Diretor de 'Pantanal' deixa a Globo após 42 anos

Rogério Gomes se despede da TV Globo em maio, após estreia de "Pantanal" - Divulgação/ Globo/Renato Rocha Miranda
Rogério Gomes se despede da TV Globo em maio, após estreia de "Pantanal" Imagem: Divulgação/ Globo/Renato Rocha Miranda

De Splash, em São Paulo

18/03/2022 15h37Atualizada em 18/03/2022 15h37

O diretor artístico de "Pantanal" (TV Globo), Rogério Gomes, está deixando a emissora após 42 anos de trabalhos. Ele começou carreira como operador de VT e vai ficar nos Estúdios Globo até maio, informa comunicado da Globo.

Rogério foi responsável pela implantação e desenvolvimento artístico de "Pantanal", deixando a primeira fase da novela, que estreia na segunda-feira, dia 28, toda gravada, quem vai assumir a direção será Gustavo Fernandez, que continua no comando das gravações.

A saída ocorre em comum acordo após decisão discutida nos últimos meses e, segundo a Globo, "partiu de um desejo do diretor de investir em projetos pessoais e tirar um período sabático".

"Só tenho gratidão por tudo que vivi na Globo. Foi onde tive os meus melhores mestres, onde fiz os meus melhores amigos e realizei meus melhores trabalhos. Minha decisão é de vida: cheguei na Globo com 18 anos e saio aos 60. Foram 42 anos de muitas conquistas. Entrei carregando fita e saio com o nosso Emmy! É um ciclo que se fecha para que novos caminhos se abram. Só tenho amor e gratidão!", revelou Rogério Gomes.

Trajetória

Gomes iniciou carreira como operador de VT na primeira versão do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", na Globo, e depois passou a editar imagens. Antes de ir para a dramaturgia, ele editou e dirigiu clipes exibidos no "Fantástico", fez algumas edições do Hollywood Rock e também o primeiro Rock in Rio, em 1985.

A primeira novela que assinou como editor foi "Sexo dos Anjos". Depois dela, editou ainda "Juba e Lula", "Rainha da Sucata", entre outras obras. Ele também dirigiu a minissérie 'O Sorriso do Lagarto', adaptada do romance de João Ubaldo Ribeiro, e, logo depois, a novela "Deus nos Acuda", de Silvio de Abreu.

"Vira-Lata", de Carlos Lombardi, exibida em 1996, foi a primeira novela que assinou como diretor-geral, ao lado de Jorge Fernando. Seus últimos trabalhos na Globo foram "Império", de Aguinaldo Silva, que ganhou o prêmio Emmy Internacional de melhor novela; "Além do Tempo", de Elizabeth Jhin; a "A Força do Querer", ao lado da autora Gloria Perez; e "O Sétimo Guardião", escrita por Aguinaldo Silva.

Apesar da saída, a Globo afirma que as portas continuam abertas para futuros trabalhos do profissional de longa data.