Topo

'Crianças pagarão o preço mais alto', diz Angelina Jolie sobre guerra

Angelina Jolie - AFP
Angelina Jolie Imagem: AFP

Colaboração para Splash, em São Paulo

16/03/2022 10h55

A atriz Angelina Jolie, de 46 anos, divulgou fotos da guerra da Rússia contra a Ucrânia, mostrando a situação das pessoas no país do leste europeu, que vem sendo bombardeado pelo exército de Vladimir Putin.

A diretora e ativista humanitária desabafou sobre o conflito e lamentou pela vida das crianças.

"Além dos milhões que fugiram pelas fronteiras da Ucrânia, quase 2 milhões de pessoas estão deslocadas dentro de seu país, muitas presas por combates, sem acesso à ajuda e em perigo físico direto. Sem o fim da guerra, as crianças pagarão o preço mais alto - em traumas, infâncias perdidas e vidas destruídas", escreveu ela.

Uma das imagens trazem a foto de um homem e uma mulher segurando crianças enquanto esperam para atravessar um rio após escapar de Irpin, na Ucrânia.

Em outra, um adolescente aparece deitado em uma cama de hospital, tratando os ferimentos após um ataque russo. A mãe do menino estava ao lado dele.

Na última foto, um jovem com câncer surge abraçando um homem no porão de uma instalação de tratamento, que atualmente, é utilizada como abrigo antiaéreo.

"Protesto" no BAFTA

Rebel Wilson, que apresentou, no dia 13 de março, a cerimônia do BAFTA Awards 2022, em Londres, aproveitou para fazer um protesto contra a guerra da Rússia x Ucrânia.

A atriz australiana famosa por filmes como "A Escolha Perfeita", "Cats" e "Jojo Rabbit" mostrou o dedo do meio para o presidente russo Vladimir Putin.

O gesto aconteceu enquanto ela apresentava a performance musical de Emilia Jones, protagonista do filme "CODA: No Ritmo do Coração" —que mostra o dia a dia de uma família de surdos— e explicava que dois intérpretes de língua de sinais estariam no palco.

"E este é o gesto para Putin", disse Rebel Wilson, mostrando o dedo do meio. Na transmissão pela BBC, o gesto foi amenizado com um borrão.

A guerra, como era de se esperar, também foi assunto em outros momentos da cerimônia que aconteceu no Royal Albert Hall. Quando abriu a premiação, o presidente do BAFTA, Krishnendu Majumdar, fez uma declaração de solidariedade aos que sofrem na Ucrânia.

"Juntamente com nossos colegas da Academia de Cinema Ucraniana, nos solidarizamos e esperamos um retorno à paz", disse ele.

"Estamos imensamente gratos aos jornalistas que cobrem a guerra na Ucrânia, muitos dos quais são membros do BAFTA. Nossos pensamentos estão com o povo da Ucrânia, bem como com aqueles afetados por outros conflitos ao redor do mundo".