Topo

'Upload': Criador se assusta com relações entre futuro da série e realidade

"Upload" volta para sua segunda temporada - Divulgação
'Upload' volta para sua segunda temporada Imagem: Divulgação

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

12/03/2022 04h00

A segunda temporada da série de comédia futurista "Upload" chegou ao Amazon Prime Video e, assim como o primeiro ano, mostra um mundo em que existe uma "pós-vida digital", ou seja, quando pessoas ricas morrem, suas consciências sofrem um upload e começam a viver nesse paraíso chamado Lakeview.

No título, acompanhamos Nathan (Robbie Amell), um homem bonito que morre atropelado e, por causa do dinheiro da noiva Ingrid (Allegra Edwards), vai morar neste éden virtual. No entanto, ele se vê apaixonado pela controladora responsável por ele neste lugar, Nora (Andy Allo).

A série se passa 15 anos no futuro e apresenta tecnologias bastante avançadas, no entanto, segundo o criador Greg Daniels, também conhecido por ser o responsável pela versão norte-americana de "The Office" e "Parks and Recreation", é assustador o quão rápido a ciência avançou e até mesmo alcançou "Upload".

"Eu sabia o que era uma impressora 3D e imaginei que seria engraçado se os personagens da série imprimissem toda a sua própria comida", conta Daniels em entrevista a Splash. "Depois de escrever a produção e filmar, descubro que estão imprimindo comida 3D de verdade. As coisas alcançaram a gente muito rápido."

Antes era só um exagero, uma piada. Agora, é uma realidade.

"Me pergunto qual será a reação das pessoas em 2034 assistindo a 'Upload'. Será divertido ou pitoresco?", pondera.

Para Robbie Amell, o fato de existir o Metaverso é a coisa mais "Upload" possível. "Cada ano que passa, a revolução tecnológica está se acelerando", diz. Já a colega de elenco Andy Allo diz que se assusta toda vez que percebe as semelhanças e, por que não, perceber que a série está prevendo a vida real.

É a vida imitando a arte, ou a arte imitando a vida?

Evolução

Durante a primeira temporada, acompanhamos a relação de amor entre Nora e Nathan, que vivem em mundos literalmente diferentes. No entanto, ambos os personagens vão mudando com o passar do tempo e, para Amell, seu personagem já é outra pessoa durante o segundo ano.

"Quando conhecemos o Nathan, ele é um capitalista que não entende nada da vida. Acha que tem tudo planejado. Então, quando ele sofre um acidente de carro e morre, ele conhece Nora e toda a sua vida muda de perspectiva, porque se aproxima de alguém que está lutando diariamente para trabalhar e cuidar do pai doente, tudo isso enquanto tenta superar a morte da própria mãe", lembra o ator.

"Conviver com ela faz ele mudar e refletir que talvez ele não esteja realmente no topo das coisas que ele pensava."

Para a segunda temporada, Robbie Amell aponta que seu personagem estará bastante mudado. "Todas as coisas que ele amava, ele começa a perder. Ele não tem mais a sua namorada, também materialista. Agora, ele tentará ser uma pessoa melhor e será emocionante ver isso acontecer."

O mesmo processo de mudança acontece com Nora. Segundo Andy Allo, "ela é uma pessoa que usa muito coração, que tem como foco salvar o seu pai e salvar Nathan, mas parece que ela não está realmente pensando". "Acho que na segunda temporada, você realmente a vê começar a abraçar o seu poder e suas habilidades de liderança. Ela tem muito medo, acho que ela supera e aí decide o que realmente quer da sua vida, sem pensar tanto nos outros."

Maior Desafio

Mesmo sendo gravada durante a pandemia de coronavírus, Greg Daniels acredita que este não foi o maior desafio para fazê-la sair do papel. "O casal está separado, indo em direções opostas... Então foi difícil manter uma história legítima para cada um deles em seus próprios mundos — ele no digital e ela no real."

"Outro desafio foi a edição, porque há muitos momentos divertidos e histórias legais, mas é um número limitado de episódios."

Processo de Criação

Com grandes séries de comédia na carreira, Greg Daniels não para. Além de "Upload", outra produção de comédia assinada por ele chegou recentemente à Netflix, a segunda temporada de "Space Force", título no qual ele repete a dupla com o protagonista Steve Carell, de "The Office".

Para o criador, o segredo para o sucesso é espelhar alguns momentos e situações mundanas em suas obras. "Coloco pequenos pedaços da minha vida e da vida dos outros roteiristas, do elenco?"

Ao comparar "The Office" e "Upload", ele entende que são maneiras diferentes de contar uma história e divertir o público. A primeira segue a linha de "falso documentário", com entrevistas com os personagens e as famosas olhadas para a câmera. Já a segunda é uma série de ficção convencional.

"'The Office' tem uma maneira única de divertir o público, com esse estilo de reality show falso, e funcionou por muito tempo. Agora, 'Upload' faz a mesma coisa com a rápida troca de gêneros. Uma hora é quase um filme de terror, depois uma comédia romântica e por aí vai."

Assine Amazon Prime e assista a "Upload":

Assinar Amazon Prime

*O UOL pode receber uma parcela das vendas pelo link recomendado neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editoria