Topo

Samuel L. Jackson relembra vício e diz que esposa o 'tirou do lixo'

LaTanya Richardson ajudou Samuel L. Jackson a se recuperar da dependência química - Rodin Eckenroth/FilmMagic via Getty Images
LaTanya Richardson ajudou Samuel L. Jackson a se recuperar da dependência química Imagem: Rodin Eckenroth/FilmMagic via Getty Images

De Splash, em São Paulo

11/03/2022 07h59

No início de sua carreira de ator, Samuel L. Jackson precisou lidar com sua dependência química. Hoje aos 73 anos, ele reflete sobre como a esposa, LaTanya Richardson, o ajudou no processo:

"Ela me consertou. LaTanya também me tirou do lixo, me poliu e me colocou de pé novamente", relembra em entrevista à revista Veja.

Ele se compara ao personagem que interpreta na série "Os Últimos Dias de Ptolomeu Grey", um homem de 90 anos que tem demência e é ajudado por uma adolescente:

"No meu caso, era eu quem estava me jogando fora, e não o resto do mundo. Ela me ajudou a sair dessa e a me descobrir novamente, especialmente no meu trabalho."

O ator costuma interpretar personagens poderosos como Nick Fury, no universo cinematográfico da Marvel, ou Mace Windu, em "Star Wars". Ele explica que interpretar um homem debilitado pela demência foi um desafio físico e também um processo de cura, já que sua mãe e outros membros de sua família sofreram com a doença:

"Meu intuito ao assumir esse corpo tão deslocado é fazer com que o espectador da série se envolva com quem vive nessa situação e note a dificuldade e a impotência que é ser o familiar de alguém com demência."

Amar alguém que não o reconhece é a sensação mais devastadora do mundo. Essa série foi um processo de cura com o meu passado e uma forma de honrar esses familiares. Samuel L. Jackson

Questionado sobre o legado de sua carreira, Samuel L. Jackson diz que espera ter facilitado a trajetória para outros atores negros: "Espero que meu modo comprometido de trabalhar e as oportunidades que abracei tenham ajudado a abrir portas para jovens atores negros entrarem. Pois a oportunidade é a chave para alguém provar que tem valor, que é talentoso e hábil para o trabalho para além de sua cor".

"Eu não tinha um plano traçado. Ao embarcar nessa vida de ator, não almejei ser um exemplo. Mas gosto de pensar que a popularidade do meu rosto ajudou alguém da minha cor a ser contratado em algum lugar."