Topo

Cenas de estupro em 'Outlander' não são gratuitas, diz protagonista

A quinta temporada de "Outlander" recebeu críticas por apresentar cenas violentas de estupro - Reprodução
A quinta temporada de 'Outlander' recebeu críticas por apresentar cenas violentas de estupro Imagem: Reprodução

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

05/03/2022 04h00

Quando a quinta temporada de "Outlander" foi exibida, em 2020, o final se tornou assunto não apenas entre os fãs da série, pois mostrou uma situação que vai muito além da trama: uma cena brutal e gráfica de estupro coletivo. A sequência vivida por Claire Randall, que é violentada por diversos homens em um ato de vingança contra ela e seu discurso libertário e progressista para mulheres dos anos 1740, fez muita gente questionar sobre a necessidade de expor algo tão violento.

Em entrevista a Splash, Caitriona Balfe, que interpreta a vítima na série, diz que acredita ser necessário falar sobre este tipo de violência e a impunidade. "Estamos vivendo uma crise mundial na qual o número de pessoas sendo processadas por estupro e indo para a cadeia pelo crime está caindo", pondera.

O que tentamos fazer é mostrar que [esse tipo de cena] não é gratuito e é capaz de destacar algo que está acontecendo na nossa sociedade. Precisamos conversar sobre isso.

Para gravar a famigerada cena, Balfe conta ter trabalhado em conjunto com o diretor Jamie Payne. "Entendemos que, se fôssemos mostrar Claire sendo atacada, deveríamos sentir que havia um propósito para isso e que seria respeitoso, não de maneira leviana."

"Jamie foi bem claro sobre as filmagens dos agressores também, porque o diretor não queria que eles parecessem com poder ou no controle da situação. Nós escolhemos acompanhar Claire durante sua jornada."

Quanto às críticas, a atriz diz entendê-las, mas novamente aponta a importância de mostrar as consequências da violência, como o estado dissociativo em que Claire se viu. "Precisamos mostrar isso, acontece com muitos sobreviventes. E, se pudermos fazer de uma forma sensível dentro de uma narrativa mainstream, podemos até mesmo ajudar pessoas. Claro, não vou exagerar sobre o poder de uma série de TV, mas essas conversas importam."

Caitriona Balfe vive Claire Fraser em 'Outlander' - Divulgação - Divulgação
Caitriona Balfe vive Claire Fraser em 'Outlander'
Imagem: Divulgação

Para Caitriona Balfe, a sequência de violência foi feita da melhor maneira possível para adaptar o que acontece nos livros que são usados como base para "Outlander", escritos por Diana Gabaldon.

Nova e menor

A sexta temporada de "Outlander" será a mais curta da série até então, com apenas oito episódios — diferentemente dos mais de dez a que estamos acostumados a assistir por ano na produção. Segundo Balfe, isso se deve à pandemia e às dificuldades que a produção teve de superar para conseguir filmar.

Além disso, a atriz conta que foi preciso se adaptar ao frio e à neve que fazia na Escócia durante as gravações, além de outro fato muito importante: Caitriona Balfe estava grávida. "Foi bem difícil, porque a história que tratamos também não é tranquila, então, não vou mentir, foi uma temporada bastante complicada."

No entanto, para ela, foi um privilégio poder trabalhar durante a pandemia de coronavírus, que deixou pessoas desempregadas por todo o mundo. "Eu não vou reclamar muito sobre isso, mas acho que o enredo, embora desafiador e sombrio, também é de certa forma muito gratificante. Como ator, você quer ser desafiado e forçado a cavar fundo e encontrar essas coisas dentro de você, e eu definitivamente tive essa força nesta temporada."

Vem aí

Para os fãs de "Outlander", a atriz avisa: "Vem muito drama novo por aí". "Teremos uma nova família fazendo parte da trama, os Christies, que trarão alguns problemas, mas também humor e tragédia", conta. A nova temporada estará disponível no Star+ a partir do próximo dia 9 de março.

Quanto a Claire, Balfe conta que a personagem estará se recuperando dos eventos traumáticos da última temporada, e adiantou que os espectadores acompanharão de perto cada passo dessa jornada. "Ela tenta fingir que está tudo bem, mas existem muitos traumas. Além disso, a guerra da Revolução Americana está chegando."

Por fim, ela conta que a relação de Claire com Jamie Fraser (Sam Heughan) passará por um momento complicado, pois ele sabe o trauma que ela está enfrentando. "Ele sabe o que o trauma faz com uma pessoa e por isso tenta ajudá-la, mas Claire é muito fechada e vive a dor sozinha", diz. Vale lembrar que Jamie também foi estuprado, ao final da primeira temporada.

Jamie (Sam Heughan) e Claire (Caitriona Balfe) passaram por momentos traumáticos em 'Outlander' - Divulgação - Divulgação
Jamie (Sam Heughan) e Claire (Caitriona Balfe) passaram por momentos traumáticos em 'Outlander'
Imagem: Divulgação

"Outlander" não é a única grande produção com Caitriona Balfe que está prestes a ser lançada: ela também está em "Bellfast", longa que concorre a diversas categorias do Oscar 2022, incluindo Melhor Filme, e chega aos cinemas brasileiros em 10 de março.