Topo

De volta à Batcaverna: o filme do Batman que você nunca viu

Lançado em 2003, longa "De volta à Batcaverna" permanece desconhecido por muitos fãs do Batman - Reprodução
Lançado em 2003, longa 'De volta à Batcaverna' permanece desconhecido por muitos fãs do Batman Imagem: Reprodução

Mariana Assumpção

Ingresso.com

04/03/2022 04h00

Com mais de 80 anos de história, surgindo nos quadrinhos em 1939, Batman é um dos super-heróis mais conhecidos de todo o mundo.

Estrela em diversas mídias ao longo dos anos, uma de suas adaptações mais referenciadas pela cultura pop é a série de TV "Batman", ícone da década de 60.

O programa foi estrelado por Adam West e Burt Ward, que deram vida ao Homem-Morcego e Robin, respectivamente. Com estética bem fiel à linguagem dos quadrinhos da época, a dupla protagonizou três temporadas do show, que contou com inúmeras reprises televisivas desde então.

Filme 'De Volta à Batcaverna' não é conhecido por muitos fãs - Reprodução - Reprodução
Filme 'De Volta à Batcaverna' não é conhecido por muitos fãs
Imagem: Reprodução

Adam e Burt também viveram os personagens nas telonas, em um filme lançado em 1966. Porém, foi apenas após um longo hiato cinematográfico que o universo do Batman se tornou ainda mais amplo, sendo revisitado por Hollywood no final da década de 80.

"Batman" (1989), dirigido por Tim Burton, foi um divisor de águas para o audiovisual estrelado por Bruce Wayne. O personagem-título, desta vez interpretado por Michael Keaton, dividiu a tela com Jack Nicholson, que viveu uma das versões mais marcantes do Coringa na tela grande.

O longa deu início a uma antologia do Homem-Morcego, também formada por "Batman: O Retorno" (1992), "Batman Eternamente" (1995) e "Batman e Robin" (1997). Vilões como Pinguim (Danny DeVito), Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer) e Charada (Jim Carrey) também marcaram esse período do herói, que acabou voltando às telonas repaginado, na década seguinte.

A trilogia do Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, e as aparições do herói no DCEU (Universo Estendido DC) começaram no ano de 2005. Contudo, poucos sabem que, antes do início desta nova fase, o personagem retornou às suas raízes com um filme praticamente esquecido: "De Volta à Batcaverna".

Como citado anteriormente, Adam West e Burt Ward eternizaram os heróis de Gotham City na série clássica. No longa "De Volta à Batcaverna" ("Return To The Batcave: The Misadventures of Adam and Burt", no original) eles estão de volta, mais de 30 anos após o término do seriado.

Na trama, os atores (interpretando eles mesmos) são convidados para um evento beneficente no Museu dos Automóveis, que possui, entre muitas outras peças, o antigo Batmóvel em seu acervo. Logo depois de chegarem ao local, em uma noite repleta de convidados, a energia do museu é cortada inesperadamente. Após o susto, com as luzes já restabelecidas, a dupla percebe que o Batmóvel foi roubado. Além disso, o ladrão deixou um enigma na cena do crime, o que motiva Burt e Adam a relembrarem os velhos tempos e partirem em busca da resolução de um novo mistério.

Com direito a citações a George Clooney (intérprete mais recente do personagem à época) e homenagens a grandes atores da série, a comédia mergulha em uma aventura metalinguística sobre o Batman e seu saudoso programa de TV. A vida pessoal dos atores principais se mescla à personalidade dos heróis dos quadrinhos, retratando a criação do seriado, bastidores, curiosidades e as consequências da fama meteórica experienciada pela inesquecível Dupla Dinâmica.

Infelizmente, a produção não se encontra disponível em serviços de streaming do Brasil, apesar de circular na íntegra pela internet. E, como todo filme do Batman que se preze, as referências a Vincent Price, Cesar Romero, Julie Newmar e outras estrelas do seriado, além da revelação do misterioso ladrão do Batmóvel, culminam em uma tendência crescente do universo do Homem-Morcego: a valorização da narrativa dos antagonistas.

No novo filme do herói, como já citado pelo diretor Matt Reeves, as histórias de origem dos vilões serão um dos grandes destaques da trama. Desta vez, um assassino mira a elite de Gotham City através de uma série de maquinações sádicas, e Bruce Wayne, o Maior Detetive do Mundo, passa a investigar o submundo da cidade.

O elenco, encabeçado por Robert Pattinson, também é formado por Zoë Kravitz (Mulher-Gato), Andy Serkis (Alfred Pennyworth), Colin Farrell (Pinguim), Jeffrey Wright (Comissário Gordon), Paul Dano (Charada), John Turturro (Carmine Falcone) e Jayme Lawson (Bella Reál).