Topo

Tiago não foi único desistente a sair de vinheta do 'BBB'; relembre outros

BBB 22: Tiago Abravanel em seu segmento na vinheta da atual edição - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Tiago Abravanel em seu segmento na vinheta da atual edição Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para Splash, em São Paulo

02/03/2022 13h20

Um fato curioso pegou de surpresa o público do "BBB 22" (TV Globo) durante o programa da última terça-feira. Na abertura do programa, um dos participantes não foi exibido fazendo caras e bocas para a câmera: Tiago Abravanel, que desistiu do reality no último domingo.

O brother não teve sua imagem "pintada" ou "desligada" na vinheta, como normalmente acontece com outros participantes eliminados da atração. O motivo da exclusão do neto de Silvio Santos da abertura seria a opção do ator por desistir do programa.

Contudo, o fato, que chamou até a atenção do marido do brother, o empresário Fernando Poli, era previsível.

No último domingo, dia 27, momentos após o anúncio da desistência do candidato ao prêmio de R$ 1,5 milhão, sua imagem foi removida do site oficial da atração.

tiago some - Reprodução/Gshow - Reprodução/Gshow
BBB 22: Tiago 'some' após desistência
Imagem: Reprodução/Gshow

Sem contar que não é a primeira vez que um desistente do reality "some" da tradicional abertura exibida nas noites de terça-feira.

Splash relembra aqui outros brothers que saíram da casa mais vigiada do Brasil por conta própria — e como isto impactou nas vinhetas do programa.

Dilson Walkarez - BBB 3

dilson - Divulgação / TV Globo - Divulgação / TV Globo
Dilson, participante do BBB 3
Imagem: Divulgação / TV Globo

Pioneiro no quesito desistências na atração global, o empresário e ex-lutador de luta livre abandonou o prêmio — que na época era de R$ 500 mil — após menos de duas semanas na competição.

"Ficar preso numa casa sem saber nada do que acontece lá fora é complicado demais. A pessoa surta, entra em uma angústia horrível e foi isso que aconteceu comigo. Minha mãe estava passando por um problema de saúde antes de eu entrar na casa e aí eu pirei lá dentro", disse em entrevista ao UOL em 2015.

Além de ter recebido uma bronca de Boninho no confessionário, Dilson também foi eliminado da abertura. Seu lugar, tanto na casa quanto na vinheta, foi preenchido pelo guia turístico Harry Grossman.

Bambam - BBB 13

bambam na abertura - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
BBB 22: Bambam na abertura do 'BBB 13'
Imagem: Reprodução/YouTube

Vencedor da primeira edição do programa, Kleber Bambam fez um retorno "relâmpago" durante a 13.ª temporada do reality — que misturou anônimos e ex-participantes.

Antes mesmo da conclusão da primeira semana do game, Bambam reuniu os demais brothers para anunciar sua desistência da atração. "Vão ser 90 dias, o meu psicológico não vai aguentar", completou ao destacar que não estava se sentindo bem.

Como resultado, o primeiro vencedor da franquia não só deixou o confinamento, como a vinheta. Similar ao caso de Dilson, por se tratar de uma desistência ainda no início da edição, o brother também foi substituído. Yuri Fernandes, do 'BBB 12', tomou sua vaga.

Tamires Peloso - BBB 15

tamires abertura - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
BBB 22: Tamires na abertura do 'BBB 15'
Imagem: Reprodução/YouTube

A cirurgiã-dentista Tamires Peloso abandonou o reality faltando pouco menos de um mês para o fim da edição. Sua decisão foi resultado de uma "ressaca moral" após uma das festas da temporada, em que Rafael Licks deu em cima dela — alguns dias depois da eliminação de Talita Araújo, sua então namorada.

A desistência da participante também é uma das mais memoráveis do programa por conta do "esculacho" que Boninho deu na sister, cujo áudio foi liberado para o público do pay-per-view: "Quem sai é desistente, é perdedor. Quem é eliminado, lutou até o final com louvor, lutou com sua alma. Quem perde é quem desiste, quem é fraco. [..] Quem quiser sair é super simples, é fácil, é só botar a malinha lá e vocês entram no confessionário e PUM, sumiu da nossa vida, sumiu da nossa história, morreu pra gente".

Mas aqui vai um fato curioso: a eliminação de Tamires da vinheta pareceu ser apenas uma medida provisória. Isso porque, após ter sido recortada da abertura, a sister reapareceu na última exibição da vinheta durante a grande final do programa.

Alan Marinho - BBB 16

alan na abertura - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
BBB 22: Alan na abertura do 'BBB 16'
Imagem: Reprodução/YouTube

Durante o confinamento, Alan Marinho foi chamado pela produção do 'BBB 16' no confessionário e foi informado sobre a internação de seu pai. Ele optou por deixar o reality por conta da gravidade do quadro.

O participante saiu da casa, da abertura e, assim como Abravanel, teve sua imagem retirada também do site oficial da temporada.

Exceções da regra

Embora fique a impressão que a exclusão na vinheta é um tratamento obrigatório para os desistentes do reality, existem dois exemplos de ex-participantes que abandonaram a disputa pelo prêmio milionário, mas não "sumiram" da abertura.

abertura 9 e 21 - Reprodução/YouTube e Globoplay (Montagem Splash) - Reprodução/YouTube e Globoplay (Montagem Splash)
BBB 22: Os brothers Leonardo Jancu e Lucas Penteado na abertura de suas respectivas temporadas
Imagem: Reprodução/YouTube e Globoplay (Montagem Splash)

Os brothers Leonardo Jancu, do 'BBB 9', e Lucas Penteado, do 'BBB 21', não tiveram o mesmo destino dos demais participantes já citados. Isso porque a desistência de ambos pode ser atribuída a "situações inusitadas".

Leo deixou a atração após uma passagem pelo quarto branco, dinâmica introduzida no reality pela primeira vez na 9.ª temporada. Já Lucas optou por sair do jogo após uma noite tensa na edição vencida por Juliette Freire.

O ator havia beijado Gilberto durante uma festa e foi julgado por alguns brothers de ter aproveitado para se promover ao assumir sua bissexualidade.

Você achou certo a Globo tirar Tiago Abravanel da vinheta do 'BBB 22'?

Resultado parcial

Total de 2965 votos
45,60%
Reprodução/Globoplay
54,40%
Reprodução/Globoplay
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo