Topo

Antes de Rússia x Ucrânia: Record já usou game de carros como imagem 'real'

O "Balanço Geral" mostrou suposto teste para ser motorista do presidente dos EUA, mas vídeo era de jogo - Reprodução
O 'Balanço Geral' mostrou suposto teste para ser motorista do presidente dos EUA, mas vídeo era de jogo Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

26/02/2022 04h00

A Record colocou no ar nesta semana imagens de um videogame de guerra como se tivessem sido gravadas durante o conflito Rússia x Ucrânia. Não é a primeira vez que a emissora se confunde com os gráficos realistas de jogos.

Em 2017, o apresentador Reinaldo Gottino, do "Balanço Geral", anunciou que mostraria para os telespectadores como é o teste para ser motorista do presidente dos Estados Unidos.

Mas o vídeo que veio em seguida não era teste nenhum: era uma cena do jogo "Forza Motorsport 6".

O vídeo mostra uma limusine semelhante à usada pelo presidente dos EUA fazendo manobras de ré numa pista. Gottino afirma: "Em uma situação de ataque, um distúrbio, ele tem que dirigir de ré".

O apresentador até cita uma regra do suposto teste: "Não pode sair da pista. Saiu da pista, ele não é contratado para dirigir o carro presidencial americano".

Nesta semana, a Band também exibiu um trecho do jogo "ARMA 3" como se fosse um ataque na Ucrânia. E esse tipo de gafe não é exclusivo do Brasil: um jornalista egípcio já mostrou cenas do jogo "Apache: Air Assault" como se fosse um bombardeio russo contra o Estado Islâmico.

E não é só com jornalistas: em 2017, o Ministério de Defesa Nacional da Coreia do Sul divulgou um vídeo sobre seu novo projeto de avião militar — mas usou imagens dos jogos "Battlefield 3" e "Ace Combat: Assault Horizon".