Topo

Diretor de 'Batman' explica escolha por Robert Pattinson: 'Camaleão'

A atuação de Robert Pattinson em "Bom Comportamento" convenceu Matt Reeves de que ele deveria ser o novo Batman - Reprodução
A atuação de Robert Pattinson em 'Bom Comportamento' convenceu Matt Reeves de que ele deveria ser o novo Batman Imagem: Reprodução

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

26/02/2022 04h00

Um dos filmes mais aguardados de 2022 é "Batman", a mais nova aventura do Homem-Morcego. O longa, que chega aos cinemas no próximo dia 3 de março, conta com uma novidade na jornada do personagem, pois esta será a primeira vez que Robert Pattinson viverá o herói. Inicialmente, o filme contava com Ben Affleck no papel principal, mas, depois da recusa do ator, o diretor Matt Reeves ("Planeta dos Macacos") — que à época estava começando a esboçar o roteiro —, viu a possibilidade de ter Pattinson como protagonista.

A carreira mundial do ator se iniciou com filmes voltados ao público jovem, como "Harry Potter e o Cálice de Fogo" (2005) e "Crepúsculo" (2008), mas ele acabou se consagrando como um artista muito versátil ao estrelar diferentes títulos ao longo dos anos. "Comecei a assistir a todos os filmes dele e percebi que ele é um camaleão", contou Reeves em entrevista para jornalistas na qual Splash esteve presente.

Tudo o que ele faz é incrivelmente diferente e ele é bom em tudo.

O cineasta conta que já conhecia o trabalho do ator, mas foi em "Z: A Cidade Perdida" (2016) que Robert Pattinson chamou a atenção dele. O longa foi dirigido por James Gray, amigo do diretor. Ao assistir a um corte da produção, ele se encantou com o que viu. "Rob aparece com aquela barba insana. Ele estava tão carismático e eu não fazia ideia que aquele era Robert Pattinson, mesmo já sabendo que ele estava no filme."

Fiquei me perguntando: 'Quem é esse cara incrível?', aí eu percebi que era o Rob.

Assistir à atuação de Pattinson criou o interesse de Reeves pelo ator, mas ainda não era o bastante. A certeza veio com o longa "Bom Comportamento" (2017), dirigido pelos Irmãos Safdie, um suspense de tirar o fôlego estrelado pelo artista.

"Tem algo naquela atuação que fixou na minha mente que ele deveria ser o Batman", conta Reeves. "Porém, ele estava trabalhando em incríveis produções independentes e artísticas, por isso não fazia ideia de que ele poderia se interessar em interpretar o Batman e participar de um blockbuster."

No longa dos Irmãos Safdie, Constantine Nikas (Pattison) precisa correr contra o tempo para conseguir salvar o seu irmão mais novo. Com ritmo frenético, o filme mantém a tensão alta por quase toda a sua duração. Para Matt Reeves, ver Robert Pattinson interpretando um personagem desesperado e vulnerável era o necessário para tê-lo com Batman. "Não havia dúvidas de que Rob traria essas características ao personagem".

Para a felicidade do cineasta, o ator se revelou fã do Homem-Morcego. "Foi como o destino", pondera. Segundo Matt Reeves, Pattinson ficou empolgado quando descobriu que havia uma nova versão do personagem e, desde então, deixou claro o interesse para o cineasta. "Quando nos conhecemos, nos conectamos imediatamente. Era um daqueles momentos de esperança de que tudo pudesse dar certo. Quando nos encontramos, nos demos muito bem."

Dado o interesse dos dois lados, Robert Pattinson foi fazer um teste com o famoso traje do herói. "Tenho a impressão de que foi com a roupa usada por Val Kilmer [em "Batman Eternamente"], embora o Rob tenha falado que foi com a do [George] Clooney [de "Batman e Robin"]. Tudo o que sei é que havia mamilos", lembra Reeves do momento divertido. Segundo ele conta, ver o ator trajando o famoso uniforme foi incrível. "Foi como contemplar a história sendo feita".

Nascido em Londres, na Inglaterra, o ator de 35 anos escondeu muito bem o seu sotaque britânico ao protagonizar "Batman". Uma vez escolhido como protagonista, Pattinson não usou nenhum preparador de dialetos para ajudá-lo a soar como um norte-americano. "Ele tem uma técnica de controle de voz impressionante."

Sem Conexão

Assim como "Coringa" (2019), "Batman" não está ligado aos outros filmes já lançados do universo cinematográfico da DC. Reeves explica que, mesmo inicialmente, quando Ben Affleck estava escalado para o filme, sua intenção não era colocar os outros personagens na produção. Uma vez que o ator não participaria, o cineasta viu a oportunidade de se desconectar totalmente com o que já estava sendo feito.

Sendo assim, ele conta que não tem a intenção de que seu longa se torne cânone ou mesmo interfira na franquia. Ele não nega a possibilidade, mas, para ele, o mais importante é que os fãs se conectem com a versão de Robert Pattinson do Homem-Morcego.