Topo

'Só máscara me salva': quem é a miss russa que não consegue fechar os olhos

A modelo russa é natural de Sochi e disputou concurso de beleza para mães e mulheres casadas em outubro de 2020 - Reprodução/ YouTube/ Instagram @uliyatarasevich
A modelo russa é natural de Sochi e disputou concurso de beleza para mães e mulheres casadas em outubro de 2020 Imagem: Reprodução/ YouTube/ Instagram @uliyatarasevich

De Splash, em São Paulo

23/02/2022 13h43Atualizada em 23/02/2022 13h57

A modelo Yulia Tarasevich, de 43 anos, detentora de títulos de concursos de beleza para mulheres casadas ou mães, não imaginava passar por problemas estéticos ao fazer uma cirurgia. Ela fez uma minilipoaspiração, lifting facial e uma correção nas pálpebras — mais conhecida como blefaroplastia — ao custo de R$ 17 mil ainda em 2020, mas algo deu errado e até hoje ela não consegue fechar os olhos ou sorrir como antes.

"Meus olhos não podem fechar. Por causa das cicatrizes [da cirurgia], metade dos músculos do meu rosto não funcionam. [Há] uma forte esqueletização do meu rosto. Só a máscara me salva dos olhares assustados das pessoas", afirma a modelo em publicação no Instagram, há 3 meses.

Natural de Sochi, a modelo é mãe de dois filhos e obteve o título de Mrs. Distrito Federal do Sul 2020, garantindo vaga na competição nacional Mrs. Russia International, em outubro daquele ano. Diferente dos tradicionais concursos de miss, os "concursos Mrs." são voltados para mulheres casadas ou que já sejam mães, além de possuir limite de idade muito superior, por exemplo, ao Miss Universo (28 anos).

foto 1 - Reprodução/ Instagram @uliyatarasevich - Reprodução/ Instagram @uliyatarasevich
Yulia Tarasevich recebeu o título de "2ª Vice Mrs. Russia International", equivalente ao terceiro lugar
Imagem: Reprodução/ Instagram @uliyatarasevich

A competição russa aceita mulheres entre 20 e 45 anos. No anúncio de um concurso regional, em 2021, eles publicaram nas redes sociais convite às mulheres: "Se você é ativa e positiva, uma mãe maravilhosa, empresária, líder, atleta, formadora de opinião e apenas uma mulher com propósito, então precisamos de você".

Dentre os critérios de seleção, eles mencionaram que as candidatas precisariam enviar "dados externos", além de ter "físico esbelto e proporcional, facilidade de comunicação, charme, criatividade e talentos, erudição, dicção e cultura da fala".

Segundo eles, era "bem-vinda" a participação ativa em uma das seguintes áreas de atuação: negócios, esportes, política, cultura, vida social, família, conforme publicação em perfil para divulgação do concurso na Crimeia.

De acordo com o site russo Rostovchanka, que divulgou os resultados da competição em 2020, Yulia levou o título de "2ª Vice Mrs. Russia International 2020", equivalente ao terceiro lugar, após seis dias de confinamento e atividades na cidade russa de Rostov do Don.

"Literalmente um mês após a retumbante vitória, a mulher decidiu melhorar o que a natureza generosamente a recompensou", definiu o site Woman.ru, sobre a decisão de Yulia de fazer novos procedimentos estéticos.

A cirurgia

"Eu só queria corrigir algumas nuances causadas pelo envelhecimento. Mas, infelizmente, perdi minha saúde", revelou em entrevista a uma TV russa, segundo o Daily Mail.

Desde que operou, ela sofreu alguns danos, além de passar por situações em sua família. No Instagram em novembro de 2021, ela afirmou que sofreu com um inchaço no rosto por quatro meses pós-cirurgia. "Foi o ano mais assustador e difícil da minha vida".

Ela também compartilhou que sua mãe ficou doente e que seu pai morreu, tudo enquanto ela buscava solução para voltar a sorrir e fechar os olhos como nos concursos que participou um mês antes da trágica cirurgia.

"Desesperança, desespero", declarou ela na publicação sobre o que ela estava sentindo em meio a todo esse mix de emoções. Antes da cirurgia e concurso, ela chegava a compartilhar ensaios que já fez como modelo, mas desde 2020 não há mais posts do tipo.

Até o momento ela já desembolsou quase R$ 115 mil, mas ainda não alcançou o que queria e, diante do ocorrido ainda em 2020, a modelo apresentou uma queixa criminal contra os dois médicos envolvidos na primeira cirurgia. Os especialistas, entretanto, alegaram que o resultado foi fruto de um problema genético raro da miss, e não do procedimento em si.

Com a resposta, Tarasevich rebateu os médicos. "Fui tranquilamente para a operação, em primeiro lugar, porque todos os meus exames estavam em ordem. Segundo, porque eu fiz plástica antes disso, fiz rinoplastia e deu tudo certo para mim, sem nenhuma anormalidade genética", esclareceu.

Há três semanas, também no Instagram, ela declarou que nenhum dos dois ofereceu ajuda para reverter a situação. "Os dois absolutamente não se importam com isso, nem comigo, minha dor e sofrimento".

Agora, Yulia Tarasevich está acusando os cirurgiões de negligência. "Os médicos que desfiguraram meu rosto se livraram de toda a responsabilidade", destacou. Com isso, uma investigação policial está em andamento, mas nenhum caso criminal foi aberto até agora, conforme noticiou a edição russa da revista "Cosmopolitan".