Topo

Três lutas contra câncer e desistência de reality: a vida de Nightbirde

Jane Marczewski, a Nightbirde, venceu câncer duas vezes antes de desistir de reality pela doença - Instagram
Jane Marczewski, a Nightbirde, venceu câncer duas vezes antes de desistir de reality pela doença Imagem: Instagram

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

22/02/2022 04h00

A cantora americana Jane Marczewski, conhecida profissionalmente como Nightbirde, morreu nesta semana, após anos de luta contra um câncer de mama.

Ela se tornou famosa por participar da 16ª temporada do "America's Got Talent", no ano passado, mas precisou interromper sua trajetória no reality pelo avanço da doença, que conseguiu vencer outras duas vezes.

Carreira antes da TV

Jane compunha desde os 6 anos de idade e começou a se apresentar para o público em 2011, quando ainda estava na faculdade. No ano seguinte, lançou seu primeiro EP, "Lines", e, em 2013, mais um trabalho, "Ocean & Sky", desta vez conquistado por um financiamento coletivo.

Depois de voltar para seu estado natal, Ohio, Jane se casou em 2014 e se mudou para Nashville, berço da música country, em 2015.

Por que Nightbirde?

A escolha de seu nome artístico, Nightbirde (pássaro da noite, em tradução livre), foi baseada em um sonho que Jane costumava ter frequentemente.

"Parecia muito poético que esses pássaros cantassem como se fosse de manhã, mesmo que não tivesse sinal algum de luz, e era isso que queria representar", disse em entrevista ao The Story Watch.

uyjuyuy - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Jane 'Nightbirde' Marczewski
Imagem: Reprodução/Instagram

Câncer

Jane foi diagnostica originalmente com câncer de mama em 2017, mas se viu livre da doença em 2018. No ano seguinte, o câncer retornou e os médicos informaram que ela teria somente de três a seis meses de vida, porém, Jane se curou novamente em 2020. No mesmo ano, ela se separou do marido.

Antes de sua audição no "America's Got Talent" do ano passado, Jane recebeu a notícia de que enfrentava uma metástase, ou seja, seu câncer já havia se espalhado para os pulmões, fígado e outros órgãos. Os médicos declararam que ela tinha somente 2% de chance de sobreviver.

A música cantada no programa se tornou uma das mais vendidas da semana nos EUA e o vídeo de sua audição viralizou. Com a piora da doença, porém, mesmo tendo avançado para as etapas finais da competição, Jane preferiu desistir do reality. Ela teve sua decisão apoiada por Simon Cowell, um dos jurados da atração.

Você não pode esperar até que sua vida não seja mais difícil para escolher ser feliz.

festejou a cantora em sua audição viral no programa