Topo

Apresentador chora ao cobrir tragédia em Petrópolis: 'Muito dolorido'

Flávio Fachel se emocionou ao cobrir a tragédia em Petrópolis (RJ) - Reprodução/TV Globo
Flávio Fachel se emocionou ao cobrir a tragédia em Petrópolis (RJ) Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

17/02/2022 10h03Atualizada em 17/02/2022 10h10

Flávio Fachel, apresentador do "Bom dia Rio" (TV Globo), chorou ao cobrir a tragédia causada pela chuva em Petrópolis (RJ). O jornalista, que estava fazendo a cobertura presencialmente, entrou ao vivo no jornal e se emocionou ao falar com a colega Silvana Ramiro.

"Silvana, é muito dolorido o que a gente tá vendo aqui. Não tem como a gente não se emocionar, porque a gente sabe que tem gente aqui que ainda precisa ser resgatada. É muito difícil o que a gente ta acompanhando aqui", disse Fachel.

"Não tem como andar aqui. A gente fica vendo essas equipes de socorro usando toda a técnica que elas têm para localizar alguém que você não sabe onde tá", explicou.

Os socorristas são unanimes em dizer 'a gente não sabe onde essas pessoas estão'. Aqui, com o pé na lama, a gente sente essa dor, essa energia que toda a cidade de Petrópolis está sentindo. Flávio Fachel

Horas depois, o jornalista entrou ao vivo no "Mais Você" (TV Globo) e disse que o que os repórteres sentem "não chega nem perto" do que a população está vivendo.

"As pessoas estão com os nervos a flor da pele, desesperadas, angustiadas, porque falta tudo aqui. Não se sabe onde estão as pessoas. Para deixar claro, eu acho que precisa ser dito: o que está acontecendo aqui hoje em Petrópolis não é resultado da chuva, não é a chuva que causou isso aqui, ela vem todo início de ano", declarou.

Só que são décadas e décadas de abandono da população que moram nas encostas e que não têm a possibilidade de ter acesso a um programa de habitação decente e o resultado é esse. Flávio Fachel

Tragédia

Um forte temporal atingiu a cidade de Petrópolis, localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (15), provocando alagamentos, inundações e deslizamentos em vários pontos. Vídeos, divulgados nas redes sociais, também mostram imagens de carros sendo arrastados por fortes correntezas. O município decretou estado de calamidade pública.

Até o momento, foram confirmadas 104 mortes. Entre as vítimas, há oito crianças, de acordo com informações da governo do estado do Rio. As identidades dos mortos ainda não foram divulgadas.

As autoridades disseram ainda não ter estimativa do total de desaparecidos. Há mais de 300 desabrigados e até a noite desta quarta (16), ao menos 24 pessoas haviam sido resgatadas com vida.