Topo

De Senor Abravanel a Silvio Santos: por que o apresentador mudou de nome?

Silvio Santos no ""Topa Tudo Por Dinheiro" - Divulgação/João Batista da Silva/SBT
Silvio Santos no ''Topa Tudo Por Dinheiro" Imagem: Divulgação/João Batista da Silva/SBT

De Splash, em São Paulo

13/02/2022 13h53

Em uma conversa com Tiago Abravanel no "BBB 22" (TV Globo), Pedro Scooby descobriu hoje que Silvio Santos é um nome artístico e fez muita gente descobrir isso também.

O alvoroço sobre a informação foi tanta que "Senor Abravanel" foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter.

O apresentador já explicou a origem do nome Senor na TV ainda nos anos 80. Silvio é descendente de Dom Isaac Abravanel, judeu financista responsável pelas finanças de Portugal e da Espanha no século 15.

"O homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos, Isabel e Fernando, para a Espanha. Era o Dom Isaac Abravanel. Consertou as finanças da Espanha, depois quando chegou a inquisição, os reis católicos disseram 'você fica e o povo judeu vai'. Ele disse, 'não, o povo judeu vai e eu vou junto'", contou Silvio, emocionado.

Aqui no Brasil não existe Dom. O título que meus antepassados ganharam no ano de 1400 e quantos. O dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América, então disseram para o meu pai que 'Dom é frescura' e ele colocou Senor, Senor quer dizer 'Dom Abravanel'. Silvio Santos.


A mudança

Apesar da origem nobre do nome, o dono do SBT optou por um nome artístico ainda muito jovem. Sua mãe já tinha dificuldade em pronunciar "Senor" e o chamava de Silvio.

Ao dar início à carreira na rádio, decidiu trocar o sobrenome para poder participar de um programa de calouros: se usasse novamente o sobrenome "Abravanel", saberiam que ele já tinha tentado anteriormente e não o ouviriam. Ele escolheu "Santos" e não mudou mais.