Topo

Van Damme anuncia último filme de ação da carreira e plano de aposentadoria

Jean Claude Van Damme em "O Grande Dragão Branco", filme de 1988 que o revelou ao mundo - Reprodução
Jean Claude Van Damme em 'O Grande Dragão Branco', filme de 1988 que o revelou ao mundo Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

12/02/2022 17h32

Jean-Claude Van Damme está se preparando para o último filme de ação da carreira. Aos 61 anos, o ator belga vai estrelar e produzir "What's My Name?", que contará a história de sua vida e sua trajetória como astro das artes marciais no cinema. A informação é do Deadline.

O filme reunirá antigos rivais que já lutaram com Van Damme nas telonas e também astros da nova geração que cresceram vendo o trabalho do belga e se inspirando nele. O ator interpretará ele mesmo.

"Eu queria fechar as cortinas, mas revisitando toda a minha carreira. Começando por 'O Grande Dragão Branco' [filme de 1988], que foi o filme que me deixou famoso", explicou o ator ao Deadline.

Quero que esse filme seja um novo 'O Grande Dragão Branco', mas um nível acima. Jean-Claude Van Damme

bolo jc - Divulgação - Divulgação
Jean-Claude Van Damme luta com Bolo Yeung em cena do filme "O Grande Dragão Branco"
Imagem: Divulgação

"No filme, eu estou desacreditado com a minha carreira quando saio de mais uma pré-estreia de um filme de ação. Não estou feliz porque tenho vivido em hotéis nos últimos 30 anos, o que não deixa de ser verdade", conta Van Damme sobre o roteiro. Ele continua.

"Vamos usar elementos da minha vida real e algumas coisas que aconteceram comigo. Eu vim da Bélgica para Hollywood. Fiz sucesso, decaí, depois voltei. Então estou andando pela rua depois da pré-estreia e 'boom!'— um carro me atropela porque estou bêbado. Quando eu acordo, eu não sei mais meu nome e ninguém me reconhece."

A direção do filme ficará a cargo de Jeremy Zag, que promete tratar Jean-Claude Van Damme, de quem também é fã, como um "verdadeiro super-herói humano".

Reunião de lutadores

Para o personagem de Van Damme recuperar seus poderes, ele terá de luta contra muitos de seus antigos rivais na tela que o tornaram uma estrela por seu estilo acrobático, incluindo o famoso espacate.

Isso provavelmente inclui Dolph Lundgren, o Andrew Scott de "Soldado Universal" (1992), Michel Qissi, o Tong Po de "Kickboxer" (1989) e Bolo Yeung de "Duplo Impacto" (1991). Apesar de seus 75 anos, o ator que co-estrelou "Operação Dragão" com Bruce Lee permanece em boa forma.

As filmagens acontecerão em Paris, em locais como as catacumbas sob a Ópera de Paris, onde Jean-Claude Van Damme enfrentará os inimigos de toda a carreira.

"Eu cresci assistindo ao Van Damme e quero que a nova geração faça a mesma coisa. Quando ele enfrentar Tong Po, ele começará a ter flashbacks em sua mente, e reproduziremos algumas das melhores lutas de alguns de seus maiores filmes", promete o diretor.

Além dos lutadores que enfrentou no passado, Van Damme ainda disse que convidou lutadores de UFC que cresceram assistindo aos filmes deles e também outro veterano como ele, Randy Couture. "Estamos recebendo todas as pessoas icônicas com quem lutei e a maioria delas voltou", promete o ator.

Planos simples para a aposentadoria

Quando concluir o filme, Van Damme tem planos bem definidos e simples. "Estou cancelando tudo para entrar em forma. Comprei um barco pequeno e, depois desse filme, quero dar a volta ao mundo nele e relaxar, contou, destacando que não precisa de luxo. "Não é um barco grande, isso não é para mim."

"Trabalhei toda a minha vida, vivi toda a minha vida em hotéis nos últimos 30 anos. Isso tudo será explicado no filme, como me afastei da minha família. Depois disso, quero relaxar e aproveitar minha vida e minha família, porque a vida passa rápido", conclui Van Damme, cujo último trabalho lançado foi o filme "O Último Mercenário", disponível na Netflix.