Topo

Chico Pinheiro cita Emicida ao falar de racismo no 'Bom Dia Brasil'

Chico Pinheiro - Reprodução/TV Globo
Chico Pinheiro Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

04/02/2022 11h54Atualizada em 04/02/2022 12h08

Chico Pinheiro alcançou os assuntos mais comentados do Twitter após citar Emicida no "Bom Dia Brasil" (TV Globo).

O jornal exibiu uma matéria sobre Antonio Augusto, rapaz negro que teve sua imagem exposta nas redes sociais com a palavra "ladrão". O jovem apenas havia passado em frente a uma loja que sofreu assaltos anteriormente em Minas Gerais.

"Quem descreve isso, sintetiza muito bem isso que estamos vivendo no Brasil é o rapper Emicida. Emicida fala: eu chamo o táxi e ele não para para mim, mas a viatura para sem motivo nenhum. É isso", disse Chico Pinheiro.

A história de Antonio Augusto era a terceira matéria sobre violência sofrida por pessoas negras do dia no "Bom Dia Brasil". Antes, o jornal recordou os assassinatos do congolês Moïse Kabagambe e de Durval Teófilo Filho, morto na frente de casa pelo sargento da Marinha Aurélio Alves Bezerra, que o confundiu com um ladrão.

A fala de Emicida citada por Chico foi feita no "Altas Horas" (TV Globo) em 2015.

E a gente tem essa cultura da opressão gritar e o oprimido ficar calado, se sentindo errado. Então, se a garota for estuprada, a culpada será ela; se a pessoa for discriminada e colocada para fora do banco, vão dizer 'ah, não foi assim', 'você estava de boné', 'é porque você estava de moletom, de mochila'. Não. Você sabe que o táxi não para pra você e a viatura [policial], para. Esse é o problema urgente do Brasil. Emicida