Topo

Mariana Xavier comenta hábito de Bárbara chupar limão: 'Pressão estética'

Mariana Xavier deixou claro que está com a saúde em dia - Marcos Henrique Carvalho / Instagram
Mariana Xavier deixou claro que está com a saúde em dia Imagem: Marcos Henrique Carvalho / Instagram

Colaboração para Splash

01/02/2022 11h55

A atriz Mariana Xavier, 41 anos, aproveitou a repercussão de alguns hábitos alimentares de Bárbara, participante do "BBB 22" (TV Globo), para suscitar um debate importante sobre a busca desenfreada por padrões estéticos.

"A Bárbara tem aparecido com frequência na casa chupando limão. Mas não é aleatoriamente, porque ela ama limão de sobremesa. É chupando limão ao invés de comer, de almoçar, de jantar, numa tentativa de aliviar a consciência pesada por ter comido macarrão ou supostamente exagerado no doce", explicou.

"A Bárbara é só um retrato do que a pressão estética faz com a nossa sociedade, adoecendo meninas cada vez mais jovens. Além dela temos o Arthur, mostrando como privação alimentar pode gerar compulsão", observou Mariana, citando o comportamento de outro participante, Arthur Aguiar, nesse sentido.

A atriz - conhecida pelo papel de Marcelina na franquia de cinema "Minha Mãe é Uma Peça" - também comentou como lida com essa pressão que atinge não só os participantes do "BBB", mas toda uma sociedade.

"Já há alguns anos eu sou uma mulher gorda. Nada de 'fofinha', fortinha'. Não precisa de eufemismo porque gorda não é palavrão: é só uma característica que me descreve, mas não me define", cravou.

"Eu me alimento de forma equilibrada, me exercito com regularidade, durmo bem, tenho energia pra executar minhas tarefas, gosto do que vejo no espelho e meus exames estão todos bons. Ainda assim de vez em quando tem alguma criatura saindo do bueiro pra dizer que eu tenho que emagrecer 'pela saúde'", lamentou Mariana.

"Que conceito de saúde é esse que normaliza relações totalmente disfuncionais com a autoimagem e com a comida desde que você tenha um corpo magro, e chama de 'romantização da obesidade' uma luta que é apenas pra respeitarem o direito de os nossos corpos existirem livremente no mundo?", detonou a artista.