Topo

Suspeito de ataques a Douglas e Linn tem equipamentos apreendidos no RS

BBB 22: Douglas Silva foi vítima de ataque racista em publicação de blog - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Douglas Silva foi vítima de ataque racista em publicação de blog Imagem: Reprodução/Globoplay

Weslley Neto

De Splash, em São Paulo

31/01/2022 19h25

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul apreendeu na última sexta-feira (28) os computadores e celulares do suspeito de publicar ataques racistas e homofóbicos contra Douglas Silva e Linn da Quebrada, participantes do BBB 22.

A informação foi confirmada à Splash pela delegada Andréa Mattos, titular da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância. O suspeito, que mora em Novo Hamburgo (RS), será interrogado amanhã.

O blog em que foram publicados os ataques foi denunciado por Ricardo Brajterman, advogado de Douglas Silva, na última terça-feira (25). A página foi invadida pelo grupo hacker Anonymous antes de sair do ar.

Splash apurou que o suspeito, que enfrenta no mínimo mais sete processos movidos em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, pode ser enquadrado em pelo menos cinco crimes, sendo os de racismo, injúria racial e ameaça a alguns dos principais.

A pena máxima pode chegar a 7 anos e 6 meses de detenção, sem contar possíveis agravantes, se ele não responder em liberdade em caso de condenação.

A equipe de Linn da Quebrada anunciou ontem que denunciou o blog pelos crimes de racismo, transfobia e injúria. Segundo a mensagem divulgada nas redes sociais, as medidas judiciais já estão sendo tomadas.

O advogado de Douglas comentou sobre o caso em entrevista ao 'Fantástico' exibida ontem. "Tem uma violência muito grande. Racismo, transfobia, homofobia, incitação ao ódio", destacou.

Entenda o caso

Douglas Silva foi vítima de um post anônimo que publicou um texto sobre o ator. "Desde quando são permitidos macacos como integrantes de reality shows? Douglas Silva não passa de um primata, nada mais e nada menos", diz um trecho do texto, que utiliza uma imagem da Klu Klux Klan, uma organização racista e terrorista dos Estados Unidos que começou no século 19 após a Guerra Civil.

"Provavelmente o colocaram nesse programa por pena, até nisso é capaz de terem cotas. Este negro imundo deveria ser crucificado vivo, e, logo em seguida, ter seu corpo carbonizado. Não vejo sentido em colocarem um macaco imitador de circo na televisão. O lugar desse preto fedido é trabalhando no sol quente numa lavoura e levando chicotada do nosso amigo Capataz Sancto", continua o autor na postagem.

O mesmo blog chamou Linn da Quebrada de "traveco" — termo pejorativo e combatido por ela inclusive dentro do programa em uma conversa com Rodrigo. A participante Natália também recebeu ataques na página.

Quem você quer que seja eliminado do 'BBB 22'?

Enquete encerrada

Total de 305093 votos
41,44%
Reprodução/Instagram @bbb
38,88%
Reprodução/Instagram @bbb
19,68%
Reprodução/Instagram @bbb
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo