Topo

Lil Nas X enfrenta processo por suposto plágio em vídeo do álbum 'Montero'

O rapper norte-americano Lil Nas X (FOTO: Reprodução) - Reprodução / Internet
O rapper norte-americano Lil Nas X (FOTO: Reprodução) Imagem: Reprodução / Internet

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

25/01/2022 14h07

Lil Nas X, de 22 anos, passou a enfrentar um processo judicial por causa do vídeo promocional "Gives Brith", que fez parte do anúncio para o lançamento do álbum "Montero". A cantora Dana Dentata acusa o rapper de plagiar a ideia para a divulgação do disco dele, com base em seu clipe "Pantychrist".

Segundo documentos obtidos pelo site "The Blast", a cantora de rap metal teria emitido um documento em que pedia a desistência da divulgação do vídeo do rapper pois eles teriam usado materiais protegidos por direitos autorais. No caso, ela afirma que essas informações eram "essencialmente idênticas ao videoclipe de 'Pantychrist'".

Dessa forma, Dana acusa o cantor de "Montero" de utilizar o seu trabalho como base para a produção do vídeo "Gives Brith".

No site do "NME", que também teve acesso ao documento, um dos trechos do texto do pedido da cantora diz: "Exijo que você cesse imediatamente o uso e distribuição de todas as obras infratoras derivadas das obras, e todas as cópias, incluindo cópias eletrônicas, que você me entregue, se aplicável, todas não utilizadas, não distribuídas cópias do mesmo, ou destruir tais cópias imediatamente e que você desista desta ou de qualquer outra violação dos direitos dela no futuro".

"É inconcebível que você queira colocar em risco a imagem pública de seu artista e a reputação de seu cliente alegando falsamente que ele criou esse conteúdo protegido por direitos autorais", continua a carta.

O vídeo do lançamento tem como base o cantor aparecendo "grávido", pois assim chegaria o momento em que ele daria luz ao álbum "Montero". O rapper divulgou imagens da barriga falsa e também publicações de ultrassom. Além disso, no vídeo promocional, ele chega ao hospital para o nascimento do bebê, ou seja, chegada do novo álbum.

Por enquanto, Lil Nas X e seus representantes ainda não comentaram sobre o caso de forma pública.