Topo

De Caetano Veloso a Datena: Olavo de Carvalho foi criticado por famosos

Olavo de Carvalho Imagem: Reprodução/Youtube

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

25/01/2022 13h29Atualizada em 25/01/2022 13h30

Morreu hoje aos 74 anos o escritor e guru bolsonarista Olavo de Carvalho, nos Estados Unidos. Ele estava internado em um hospital em Richmond, no estado da Virgínia, e havia sido diagonosticado com covid-19 oito dias antes. A causa da morte não foi confirmada.

Em vida, Olavo de Carvalho já foi criticado por várias personalidades e artistas por seus posicionamentos políticos e falas polêmicas. De insultos pessoais direcionados a jornalistas a processos judiciais e ameaças, o filósofo se envolveu em vários embates públicos. Relembre.

Vera Magalhães

Vera Magalhães Imagem: TV Cultura

Pouco tempo depois de a jornalista ser confirmada como apresentadora do programa "Roda Viva", da TV Cultura, no final de 2019, Vera Magalhães respondeu a um comentário feito por Olavo de Carvalho em seu perfil no Twitter.

Na época, ele chamou a jornalista de "véia", de forma irônica, ao perguntar se ela havia sido demitida da rádio Jovem Pan.

"Por favor, me informem: é verdade que a 'Véia Magalhães' perdeu o emprego?", questionou ele, em seu perfil. Vera, então, respondeu:

"Caro Olavo, informo: não, como sempre se trata de fake news. Pedi demissão da Jovem Pan para assumir o Roda Viva. Aproveito para reiterar o convite para entrevistá-lo ao vivo, que a produção já lhe fez. Feliz Natal, muita saúde, no auge da sua juventude".

Na época, Vera pediu demissão da rádio Jovem Pan, como ela mesma confirmou, e entrou para o time do "Roda Viva" no lugar de Daniela Lima.

Datena

José Luiz Datena Imagem: Reprodução

O apresentador José Luiz Datena chegou a criticar Olavo de Carvalho no ar durante uma edição do "Brasil Urgente", da Band, em junho de 2020. Na ocasião, ele citou "amigos de Bolsonaro", e direcionou seus comentários ao então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Luciano Hang, da Havan, e a Olavo.

Carvalho havia feito um desabafo sobre o governo Bolsonaro, e ameaçou derrubar a gestão: "Se as pessoas não conseguem derrubar o se governo, eu derrubo. Continue inativo, continue covarde, eu derrubo essa merda desse seu governo." Isso porque ele havia reclamado que que não tinha apoio do presidente contra os processos judiciais contra sua pessoa, e disse que o "gabinete do ódio" existe.

Depois disso, Datena tomou a voz para defender o presidente.

"Aliás, o Bolsonaro tem cada amigo, hein. É amigo dele também aquele Olavo, que arrebentou com ele no Twitter. Esse Olavo, que era um jornalista razoável, de repente virou astrólogo, agora diz que é filósofo. Tem o cara da Havan, dizem que tá fazendo vaquinha para dar dinheiro para o cara. Pô, mas o cara não inventou a filosofia, não era o guru do Bolsonaro, não é o gênio? Agora mete a botina no Bolsonaro, xinga o Bolsonaro, inclusive xingou o presidente de covarde", afirmou o jornalista.

"Por que o Bolsonaro não dá um cacete nele também?", continuou. "O Bolsonaro mete a boca em todo mundo, mete o pau na imprensa, mete o pau em todo mundo. Por que não dá um cacete? Quem é esse Olavo aí? Parece que é o pai da filosofia. O Aristóteles perde para ele. Vai te catar."

Olavo de Carvalho x Caetano Veloso

Em 2017, Olavo de Carvalho fez postagens acusando Caetano Veloso de pedofilia pelo seu romance com Paula Lavigne. O relacionamento entre os dois começou quando Paula tinha 13 anos e Caetano, 40. Após as publicações de Olavo, o cantor pediu indenização por danos morais.

O escritor chegou a pagar R$ 65.966,78 a Caetano por danos morais em agosto de 2020, mas se recusou a apagar as publicações questionadas pelo músico. Ele entrou com recurso contra a sua condenação.

Em maio deste ano, Caetano obteve mais uma vitória contra Olavo nos tribunais do Rio de Janeiro. A 12ª Câmara Cível do TJ-RJ negou o recurso do escritor, e manteve a condenação que determinava que ele deveria pagar uma indenização de R$ 2,9 milhões ao músico.

Na mira de Lobão

O cantor e compositor Lobão também criticou Olavo de Carvalho publicamente. Ele participou do UOL Entrevista em agosto do ano passado, e disse que o governo bolsonarista tem "desprezo pelos artistas". Para ele, o motivo da existência de uma "guerra contra a cultura brasileira" era o guru.

"O Olavo criou um nicho de medíocres arrogantes. Eles acham que fazem alta cultura quando ficam regurgitando naftalinas e clichês dos mais infantis e medíocres possíveis, mas toda a condução da política bolsonarista é no sentido revanchista e de inveja mesmo, porque o medíocre tem inveja do criativo."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

De Caetano Veloso a Datena: Olavo de Carvalho foi criticado por famosos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade