Topo

O que é uma Beyblade, citada por Jade no jogo da discórdia do 'BBB 22'?

Colaboração para Splash, em São Paulo

25/01/2022 00h05Atualizada em 25/01/2022 17h19

Durante o jogo da discórdia do "BBB 22" (TV Globo), Jade Picon disse que está "parecendo uma Beyblade" em suas interações na casa. A sister disse que está de um lado para o outro, tentando conhecer os outros participantes. Mas, afinal, o que é uma Beyblade?

O pião Beyblade foi citado por Jade no 'BBB' - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
O pião Beyblade foi citado por Jade no 'BBB'
Imagem: Reprodução/Twitter

Tudo começou no Japão, com o lançamento do mangá "Beyblade", publicado em 1999 e criado para promover uma linha de brinquedos de mesmo nome da fabricante Takara Tomy. A Beyblade é uma espécie de pião. O item geralmente é usado em "batalhas" entre os jogadores, que soltam os piões ao mesmo tempo em uma "arena". O objetivo é derrubar os piões dos adversários, e vence a Beyblade que sobrar sozinha girando ou parada no local da disputa.

O mangá foi adaptado para anime pelo estúdio Madhouse em 2001. Tanto nos quadrinhos como no desenho animado, um grupo de garotos tenta vencer campeonatos de Beyblade. Neste universo, existem várias equipes que batalham entre si, tanto casualmente quanto em competições.

Com sua "referência", Jade Picon quis dizer que está rodando pela casa como um pião de Beyblade tentando se conectar com seus colegas de confinamento. A sister, ao lado de Arthur Aguiar e Linn da Quebrada, entrou na casa após o início do programa por ter contraído covid-19 antes da estreia. Com isso, a influenciadora está tentando compensar o tempo perdido e se aproximar dos outros participantes.

No Brasil, a primeira e a segunda temporada do desenho animado clássico ("Beyblade" e "Beyblade: V-Force") foram exibidas na TV aberta pela Rede Globo, no programa "TV Globinho". Os canais pagos Jetix e Fox Kids também transmitiram o programa no país. Mais tarde, em 2003, o Jetix também exibiu a terceira temporada do desenho, "Beyblade: G-Revolution").

Mais tarde, a obra ganhou mais duas "gerações" de mangá, anime e brinquedos, nas quais as Beyblades ganharam também novas funcionalidades: "Beyblade Metal Fusion" (2008) e "Beyblade Burst" (2015). Algumas temporadas da série "Burst" estão disponíveis na Netflix. A atração também está disponível no streaming Pluto TV, onde estreou no ano passado.

Gingka, herói do desenho Beyblade, inspira oficina para crianças em shopping durante as férias - Divulgação - Divulgação
Beyblade
Imagem: Divulgação

BBB 22: Relembre a primeira formação de pódio da edição

Quem você quer que seja eliminado do 'BBB 22'?

Enquete encerrada

Total de 171650 votos
44,76%
Reprodução/Instagram @bbb
29,36%
Reprodução/Instagram @bbb
25,89%
Reprodução/Instagram @bbb
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo