Topo

'Euphoria': 5 grandes momentos do terceiro episódio

Hunter Schafer é Jules em "Euphoria" - Divulgação/HBO
Hunter Schafer é Jules em "Euphoria" Imagem: Divulgação/HBO

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

24/01/2022 00h01

Dois elementos estão no centro da narrativa em "Euphoria", e fazem toda a história girar e evoluir: o relacionamento de Rue (Zendaya) com Jules (Hunter Schafer) e o relacionamento de Rue com as drogas. São essas duas trocas, antagonistas entre si, que mostram para o público as aflições e vulnerabilidades da protagonista. Quando bem exploradas, trazem à tona o melhor da série.

No terceiro episódio da nova temporada, intitulado "Ruminations: Big and Little Bullys", vimos a relação entre "Rules" avançar, a protagonista ingressando ainda mais (e perigosamente) no mundo das drogas, e também descobrimos um pouco mais da história do pai de Nate (Jacob Elordi).

Quem é Cal Jacobs

Eric Dane como Cal Jacobs em "Euphoria" - Eddy Chen/HBO - Eddy Chen/HBO
Eric Dane como Cal Jacobs em "Euphoria"
Imagem: Eddy Chen/HBO

Tradicionalmente, os episódios de "Euphoria" começam com um flashback e algumas cenas que revelam o passado de algum dos personagens. Normalmente, o público vê nesses momentos a infância de algum dos jovens amigos de Rue. O terceiro episódio, no entanto, aproveitou este momento para contar como foi a juventude de Cal Jacobs (Eric Dane), pai de Nate.

Logo no início da primeira temporada, vimos Cal em um encontro sexual com Jules, e depois descobrimos que ele costuma se encontrar em motéis com jovens garotos ou mulheres trans.

Agora, descobrimos como ele se tornou pai e como foram suas descobertas sexuais na sua juventude. O episódio abre um caminho para que a audiência sinta empatia por Cal, porque ele demora para entender e aceitar os sentimentos que nutre pelo amigo, e logo em seguida é surpreendido pela gravidez e pela iminência de se tornar pai.

Falha na Comunicação

Fezco (Angus Cloud) na segunda temporada de "Euphoria" - Eddy Chen/HBO - Eddy Chen/HBO
Fezco (Angus Cloud) na segunda temporada de "Euphoria"
Imagem: Eddy Chen/HBO

Ainda no núcleo Cal, Nate e Fez (Angus Cloud), o patriarca da família Jacobs continua atrás do traficante e resolve vigiá-lo em sua própria casa. Os dois se confrontam diretamente após Ashtray (Javon 'Wanna' Walton) abordar Cal dentro do carro, e todos acabam descobrindo uma imensa falha de comunicação.

Isso porque Cal, desesperado e encurralado, acredita que Fez está com a gravação de seu encontro com Jules. O homem afirma que não sabia que ela tinha 17 anos, e está desesperado em busca da única cópia das imagens — que ele fez sem a autorização da garota.

Mas Fez sequer sabia sobre Cal e Jules, e sua desavença com Nate é por causa das mensagens que este havia trocado com a loira. Nesta confusão, o traficante descobre o motivo do desespero de Cal — e este descobre que seu filho teve algo com Jules, e que pode ter se apaixonado por ela.

Apesar de um bom nível cômico da cena, ela promete ter importância e peso dramático para o futuro, já que as informações trocadas ali devem repercutir com outros núcleos.

Rue, Jules (e Elliot)

Zendaya e Dominic Fike interpretam Rue e Elliot em "Euphoria" - Eddy Chen/HBO - Eddy Chen/HBO
Zendaya e Dominic Fike interpretam Rue e Elliot em "Euphoria"
Imagem: Eddy Chen/HBO

A espinha dorsal de "Euphoria" é o relacionamento entre Rue e Jules, e a segunda temporada parece estar dando passos lentos na abordagem de "Rules". Os conflitos estão mornos enquanto Rue recai para o mundo das drogas e Jules se aproxima de Elliot (Dominic Fike).

Neste episódio, Jules confronta o novo amigo de sua namorada, e eles falam de sexo, da relação entre elas e de como as duas são diferentes em certos aspectos a respeito das respectivas sexualidades.

O episódio abre espaço para que essa aproximação entre Jules e Elliot crie alguma tensão para Rue, justamente porque os dois (que representam polos opostos da vida da protagonista) se dão muito bem, e pensam de forma semelhante a respeito de alguns temas que Rue evita discutir.

É ele, por exemplo, que faz Jules pensar sobre como ela e Rue não se abrem a respeito de certos assuntos do próprio relacionamento, e essa "alfinetada" pode repercutir no futuro. Será que o casal corre risco?

Rue, empresária

Rue tem uma "ideia genial" para conseguir usar drogas sem gastar dinheiro, e isso promete também colocá-la em ainda mais problemas e em uma posição vulnerável. Ali (Colman Domingo) chega a confrontá-la quando a vê chegar para a reunião dos Narcóticos Anônimos com uma mala (cheia de drogas) que pretende revender no colégio.

Zendaya já avisou que sua personagem chegará ao fundo do poço nesta temporada — e o caminho para isso, pelo jeito, está sendo traçado.

Ela faz o destino dela

Durante muito tempo, os fãs de "Euphoria" pediram mais destaque para Lexi (Maude Apatow), irmã de Cassie (Sydney Sweeney) que está se aproximando de Fezco. A sua imagem de "boazinha" e equilibrada é um ponto fora da curva na série abarrotada de personagens mentalmente instáveis e cheios de problemas.

Aqui, começamos a ver um destaque maior para ela, que conta para as câmeras que, algumas vezes, acredita estar vivendo dentro de uma série.

Até então, a quebra de quarta parede e a metalinguagem só haviam sido usadas com a personagem de Zendaya, e dar a mesma abertura para Lexi mostrar seu lado da história demonstra que ela é, de fato, uma personagem que deve ganhar mais relevância nos próximos episódios.

A segunda temporada de "Euphoria" continua aos domingos, às 23h, na HBO e na HBO Max.