Topo

Naiara questiona Douglas sobre raça, e ator diz: 'Quando sair, pesquisa'

BBB 22: Naiara e Douglas conversam na área externa da casa - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Naiara e Douglas conversam na área externa da casa Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para Splash, em São Paulo

23/01/2022 20h07Atualizada em 23/01/2022 21h34

Na área externa da casa do "BBB 22" (TV Globo), Naiara Azevedo, que está no castigo do monstro, decidiu fazer uma série de perguntas sobre raça para Douglas Silva. O ator, porém, orientou a cantora a pesquisar o assunto depois de deixar a casa.

A sertaneja começou o papo questionando se a mulher de Douglas, Carol Brito, é branca ou negra. O ator disse que ela é filha de negro com branco. Naiara, então, começou a questioná-lo sobre relacionamentos inter-raciais e a palavra correta para se referir a pessoas negras.

"Uma vez eu vi uma estudiosa falando que gostava de ser chamada de 'preta', outra falando que gostava de ser chamada de negra, outra de morena, existem duzentas formas de falar. O que você fala?", perguntou.

"Vai da pessoa, se eu quiser ser chamado de amarelo mesmo sendo negro...", respondeu Douglas.

"Nunca vi você levantando uma questão dessa aqui dentro", comentou Naiara.

"Me chamar de moreno eu não gosto, eu sou preto, eu sou negro", continuou o ator.

Naiara também perguntou se Douglas concorda com uma fala de Natália e Luciano que, segundo ela, afirmaram que há uma probabilidade maior de pessoas da mesma raça se relacionarem. Douglas disse que não, que para ele, tanto faz.

"Qual é a diferença do negro para o preto?", questionou Naiara, logo em seguida.

"É, tem explicações de raça, etnia e outra de cor. Preto é cor, negro é raça, mas aí depois tem uma associação da palavra negro", explicou Douglas.

Na sequência, a cantora disse que já encontrou "pessoas diferentes da militância" e que cada uma usa uma palavra diferente, o que a deixa confusa.

Não é meu lugar de fala, mas se eu usar a palavra 'preto', a palavra 'negro' ou a palavra 'moreno', por eu estar falando, fica muito confuso. Uns veem e julgam, outros falam que tá falando da forma correta, 'Não, você tá falando da forma errada'. A gente fica perdido. Naiara Azevedo

Douglas questionou o contexto em que Naiara usaria as palavras, e Pedro Scooby disse que tudo depende da forma como a pessoa fala. O surfista deu o exemplo da atriz Cris Vianna que, segundo ele, disse que seus filhos podiam chamá-la de "Tia Preta".

"Aí rola a intimidade, rola o conhecimento. Eu não te conheço. Aí você falar: 'Ah, o preto falou'. Opa, não te conheço, você não tem intimidade", avaliou Douglas.

"Até porque todo mundo tem nome. Se tu não conhece o cara, você fala 'o cara que tá com short laranja', 'o cara que é barbudo'...", disse Scooby.

"Eu não tô falando nesse sentido. Eu tô falando que quero aprender por conhecimento", disse Naiara.

Nesse momento aqui, eu não vou te ensinar pro resto da vida. Quando você sair daqui, pesquisa mais. Quantas pessoas pretas tem no seu círculo de vida? Douglas Silva

A sister respondeu que já pesquisou o assunto em vários lugares e que tem "centenas" de pessoas negras em seu círculo de amizades.

"Pra você aprender, a pessoa tem que tá do seu lado, no dia a dia", disse Douglas.

"Quando eu tenho intimidade com elas, é uma coisa. Quando eu não tenho, por eu ter um local de fala na sociedade, eu tenho obrigação de aprender o mais que eu puder pra dar exemplo. Eu queria aprender com você", concluiu a artista.

BBB 22: Veja todos os participantes do reality da Globo

BBB 22: Quem o líder Douglas deve indicar ao paredão?

Enquete encerrada

Total de 2563 votos
28,68%
Reprodução/Instagram @bbb
19,35%
Reprodução/Instagram @bbb
9,83%
Reprodução/Instagram @bbb
7,73%
Reprodução/Instagram @bbb
7,02%
Reprodução/Instagram @bbb
5,19%
Reprodução/Instagram @bbb
4,21%
Reprodução/Instagram @bbb
3,78%
Reprodução/Instagram @bbb
3,51%
Reprodução/Instagram @bbb
3,08%
Reprodução/Instagram @bbb
2,18%
Reprodução/Instagram @bbb
2,15%
Reprodução/Instagram @bbb
1,56%
Reprodução/Instagram @bbb
1,17%
Reprodução/Instagram @bbb
0,55%
Reprodução/Instagram @bbb
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo