Topo

Com "BBB 22", streamings apostam em reality shows para manter a relevância

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

23/01/2022 04h00

Com o "BBB 22" no ar, o Globoplay ganha uma vantagem gigante em relação às concorrentes no mundo do streaming. Afinal, acompanhar o dia a dia dos participantes do reality através da plataforma sob demanda é um dos principais atrativos de novos assinantes para o serviço, principalmente aqueles que não querem assistir apenas à edição no canal linear.

Por isso, para as outras plataformas de streaming, fica o desafio:

Como se manter relevante?

Embora cada plataforma de streaming tenha tipos de produções diferentes, e voltadas para públicos distintos, o "BBB" impulsiona conversas sobre realities enquanto está no ar. Por coincidência ou estratégia, outros canais também separaram lançamentos do mesmo segmento para janeiro, mês do início do confinamento em Curicica. Será que eles conseguem entrar nas conversas das redes sociais com a mesma força?

Brincando com Fogo

Terceira temporada de "Brincando com Fogo" - Tom Dymond/Netflix - Tom Dymond/Netflix
Terceira temporada de "Brincando com Fogo"
Imagem: Tom Dymond/Netflix

A Netflix estreou na quarta-feira (19) a terceira temporada da versão estadunidense de "Brincando com Fogo". O reality, que normalmente dá o que falar nas redes sociais, mostra jovens solteiros (que não estão em busca de um relacionamento sério) presos em uma ilha paradisíaca. O desafio é simples: para ganhar o prêmio, de US$ 100 mil, eles precisam conseguir sair de lá sem ter tido qualquer contato sexual.

O desafio fica mais complicado com o desenrolar do programa, já que a assistente virtual Lana vai propondo atividades que provocam os participantes a se conhecerem melhor. E a cada vez que um casal burla as regras, uma multa é aplicada e o valor do prêmio vai diminuindo.

Todos os episódios da terceira temporada foram lançados na última quarta e, diferentemente do que havia acontecido nas edições anteriores, as conversas sobre a edição nas redes sociais estão mais contidas. Será que o formato cansou?

De Férias com o Ex: Caribe

Os participantes do 'De Férias com o Ex: Caribe', a nova temporada do reality show de pegação da MTV. - Divulgação/MTV - Divulgação/MTV
Os participantes do 'De Férias com o Ex: Caribe', a nova temporada do reality show de pegação da MTV.
Imagem: Divulgação/MTV

A nova versão do reality, gravada na Colômbia, estreou no último dia 13 de janeiro, no Paramount+ e na MTV. Desta vez, o programa (que normalmente responsável por catapultar a visibilidade de influenciadores e celebridades) reúne jovens brasileiros, colombianos e mexicanos, na promessa de esquentar as praias de Cartagena.

O programa já teve até um climão, proporcionado por um encontro sexual entre o carioca João Vitor Pimentel (Jotave) e a colombiana Angietta Rodriguez. Entre polêmicas e pegações, o clima esquenta e o programa, vira e mexe, se torna assunto quente.

Com extensa programação, o reality tem episódios lançados às quintas-feiras, quando acontece sempre a Prova do Líder no "BBB". Mas não fica por aí. A MTV traz ainda uma extensa grade de conteúdos extras, como um papo com os participantes comandado por Lipe Ribeiro, cenas estendidas e conteúdos censurados — que ocupam os outros dias da semana na grade.

Onda Boa com Ivete

Ivete Sangalo e Gloria Groove no primeiro episódio de 'Onda Boa com Ivete'' - HBO Max/Reprodução - HBO Max/Reprodução
Ivete Sangalo e Gloria Groove no primeiro episódio de 'Onda Boa com Ivete''
Imagem: HBO Max/Reprodução

Não é exatamente um reality show, mas o novo programa documental da HBO Max, estrelado por Ivete Sangalo, busca públicos semelhantes.
Com cinco episódios e exibição semanal, o programa traz, em cada capítulo, uma participação diferente do mundo da música: Gloria Groove, Vanessa da Mata, Carlinhos Brown, Agnes Nunes e Iza. Em cada um deles, Ivete lança uma nova música gravada com o convidado especial -e o primeiro, com Gloria Groove, já está disponível desde a última quinta (20).