Topo

Corpo de Elza Soares sai em cortejo pelo Rio, e fãs se despedem da cantora

Tatiana Campbell

Colaboração para Splash, no Rio

21/01/2022 14h49Atualizada em 21/01/2022 18h15

O corpo da cantora Elza Soares saiu em cortejo pelas ruas do Rio até o Cemitério Jardim da Saudade, no Jardim Sulacap. O translado do corpo feito pelo carro do Corpo de Bombeiros e teve como trajeto a Avenida Atlântica.

O enterro, no final da tarde, foi restrito aos familiares e amigos da cantora, que morreu de causas naturais aos 91 anos. Mais cedo, o velório de Elza Soares foi realizado no Theatro Municipal.

No percurso do cortejo, a viatura do Corpo de Bombeiros passou pelo bairro de Copacabana, local onde a cantora viveu por muitos anos. No momento em que o cortejo chegou em frente ao prédio onde Elza Soares morou, muitos fãs ovacionaram a artista.

Com aplausos, referências e buzinas, todos pararam para dar seu último adeus, assim como Luiza Aldeira, de 57 anos.

"Se eu pudesse resumir a Elza Soares em uma palavra, seria 'poderosa'. É uma paixão que eu tenho. Eu fui a shows, amava a voz dela, a força que ela tinha. Eu comprei o último CD dela e ouvia direto. É uma rainha, que fará muita falta. Vim porque queria vê-la de perto, queria ter filmado, mas não conseguia parar de aplaudir", disse Luiza, emocionada.

Corpo de Elza Soares é velado e sai em cortejo pelo Rio

Neta se emociona

Para Splash, Vanessa Soares, neta da cantora, comentou hoje no velório sobre o carinho que a artista tinha com o próximo e destacou a força que Elza deixou na família.

"A impressão que eu tenho é que a minha avó queria que quando ela fosse para um outro plano de vida que eu estivesse ali com ela. Nós sempre fomos muito juntas, estávamos morando juntas. A família é feita de mulheres fortes e a minha avó me ensinou isso. Ela não dava bronca em ninguém, ela só dava amor, ela respondia com beijos. Elza era uma mulher que brigava e lutava pela razão, pelo amor e ela estava cercada de amor quando se foi".

Um dos sonhos e projetos da artista era lançar a carreira musical da bisneta. Maria Eduarda, de 19 anos, vai realizar esse sonho em homenagem a avó.

"Aquela mulher deixou muitas lembranças, não existem lembranças ruins. Ela era incrível, ela mereceu todo o amor que o mundo deu pra ela. Ela batalhou muito para chegar aonde está, ela foi incrível", continuou.

Neta e bisneto de Elza Soares durante velório da artista - Brazil News/Marcos Ferreira - Brazil News/Marcos Ferreira
Neta e bisneto de Elza Soares durante velório da artista
Imagem: Brazil News/Marcos Ferreira

A prefeitura do Rio de Janeiro decretou três dias de luto na capital em homenagem a artista carioca.

Amanhã decreto luto oficial de 3 dias no Rio pela perda dessa grande carioca! Mulher! Guerreira! Elza Vive! pic.twitter.com/FTbWqd7fld

-- Eduardo Paes (@eduardopaes) January 20, 2022

Voz brasileira do milênio

Elza foi considerada pela BBC a "voz brasileira do milênio", em 1999, e venceu o Grammy Latino na década seguinte. Porém, o início na música foi na década de 1950. Ela subiu ao palco do "Calouros em Desfile", programa comandado por Ary Barroso, e cantou "Lama". O primeiro contrato foi assinado em 1960, incluindo ainda uma turnê internacional.

Após mais de 30 álbuns na carreira, a última década marcou uma nova fase para ela. Em 2015, Elza lançou o álbum "A Mulher do Fim do Mundo", seu primeiro em oito anos. O disco foi visto como um renascimento em sua já consagrada carreira e foi eleito como um dos maiores destaques do ano até mesmo por veículos internacionais.

Foi com ele que Elza garantiu sua primeira e única vitória no Grammy Latino, vencendo o prêmio de "Melhor Álbum de Música Popular Brasileira". Seu disco seguinte, "Deus é Mulher", de 2018, também foi nomeado na mesma categoria.

Uma de suas últimas publicações foi pedindo para a população se vacinar contra a covid-19. Em um depoimento, ela conta que se recuperou da doença e que, graças as três doses, não teve sintomas.

"Eu tive covid, gente, e as vacinas salvaram minha vida. Fiz questão de gravar esse depoimento, de mostrar meu exemplo para pedir para vocês que vacinem-se!", pediu.