Topo

'Sensação que sobrevivemos', diz Juliette sobre tomar a vacina contra covid

Jornal Nacional: Juliette diz que se vacinar foi uma sensação de alívio - Reprodução/Rede Globo
Jornal Nacional: Juliette diz que se vacinar foi uma sensação de alívio Imagem: Reprodução/Rede Globo

Colaboração para Splash, em São Paulo

17/01/2022 21h08Atualizada em 17/01/2022 21h21

No dia que o Brasil completa um ano da vacinação da covid-19, Juliette Freire, campeã do "BBB 21" (Rede Globo), declarou que a busca pela imunização foi uma sensação de vitória por sobreviver a um vírus que assombrou o mundo nos últimos dois anos.

Em entrevista ao "Jornal Nacional", na noite de hoje, a maquiadora de 32 anos teve um post de quando foi se vacinar resgatado por usar o termo 'celebrar a vida' e confessou que passou um filme pela cabeça quando recebeu uma dose de imunização.

Eu acho que todos os vacinados sentem isso. É uma sensação que sobrevivemos. Quando eu me vacinei, passou um filme na minha cabeça. De tudo o que a gente viveu e todo medo.

O Brasil completou hoje (17) um ano do início da campanha de vacinação contra a covid-19. De lá para cá, 147.308.222 habitantes concluíram o ciclo vacinal - ou seja, tomaram as duas doses ou a dose única de imunizante contra a doença. O número equivale a 68,57% do total da população do país.

Nas últimas 24 horas, o país teve 76.345 novos testes positivos de covid-19 conhecidos. A média móvel de casos — calculada a partir dos números dos últimos sete dias — está em alta desde 29 de dezembro e hoje (17) ficou em 75.253, com alta de 662%.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, g1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.