Topo

'BBB 22' não terá plateia: saiba todos os protocolos contra covid-19

Lucas Pasin

De Splash, no Rio

17/01/2022 12h04

A TV Globo imaginou o "BBB 22" com protocolos de segurança mais flexíveis contra a covid-19. No entanto, como adiantou Splash, devido aos diversos novos casos pela variante ômicron, a emissora precisou voltar atrás rapidamente e se adaptar aos cuidados com a doença. Mas afinal, quais são esses protocolos?

Uma das primeiras medidas da direção do "BBB" foi manter as eliminações do reality sem a presença de familiares e plateia. A ideia inicial do "BBB 22" previa uma possibilidade de encontro dos eliminados com as famílias e amigos, mas o plano logo foi descartado. Aliás, todos os participantes, conforme já divulgado pela Globo, precisam estar devidamente vacinados.

A emissora informou, por meio de nota, outros protocolos adotados:

Como parte dos protocolos de segurança do programa, que são aprimorados constantemente, estão também a suspensão, por tempo indeterminado, de plateia e da presença de familiares e amigos em dias de eliminação, higienização rigorosa de qualquer produto que entra na casa, monitoramento de todas as pessoas que têm acesso - já extremamente restrito - não apenas à casa, como também aos locais de trabalho do programa, equipes reduzidas, uso obrigatório de máscara, testes recorrentes e manutenção do já convencional acompanhamento médico 24 horas dos participantes do BBB.

Splash apurou que a direção do reality planejou um reality com toda a equipe presencial. Porém, decidiu que apenas os funcionários indispensáveis devem estar no dia a dia nos Estúdios Globo. Todos os prestadores que puderem trabalhar em casa serão liberados de estar no local. Um modelo híbrido é estudado caso os números da doença sejam mais otimistas.

Os participantes, que entram hoje na "casa mais vigiada do Brasil", passaram por diversos testes antes do confinamento. Eles não tiveram contato com pessoas que não estivessem previamente testadas, e, para criarem conteúdos no hotel, receberam câmeras, evitando a exposição com profissionais de filmagem.

Surto de covid-19 no hotel:

Splash também adiantou que um "surto" de covid-19 no hotel em que os participantes estavam confinados preocupou a TV Globo.

A emissora confirmou três participantes que testaram positivo para a doença.

"Como parte do protocolo, são realizados testes em todos os participantes e, durante essa rotina, três deles, que estarão no elenco desta edição, testaram positivo. Todos estão com as respectivas vacinas em dia - item obrigatório para a participação no reality -, passam bem, continuam isolados e estão sendo acompanhados por uma equipe médica."

Os casos de covid-19 no hotel contribuíram para que a emissora mudasse a data de divulgação dos participantes, anunciada inicialmente por Patrícia Poeta para a última quinta-feira, e depois confirmada na sexta.

A emissora avisou ainda que os protocolos de segurança podem sofrer novas modificações durante o programa, dependendo dos novos casos de covid-19.

O "BBB 22" estreia nesta segunda-feira (17).