Topo

Tom Cruise em briga com a Cientologia? Veja por que reduziu doações

Tom Cruise é um dos adeptos mais famosos da religião. - Reprodução/O Livre.
Tom Cruise é um dos adeptos mais famosos da religião. Imagem: Reprodução/O Livre.

Colaboração para Splash, de São Paulo

14/01/2022 10h29Atualizada em 14/01/2022 10h29

Recentemente, rumores de que Tom Cruise não passa por bons bocados com a igreja da Cientologia cresceram. Conforme a revista Life & Style, a estrela do cinema está em uma guerra secreta com o líder David Miscavige. De acordo com o tabloide, há motivos para acreditar que Cruise esteja deixando a religião, o que poderia ser confirmado pela diminuição de doações.

"Por anos, Tom foi o membro mais importante da igreja, que deu muita publicidade e credibilidade a ela. David considerou Tom seu braço direito, e até um possível sucessor, mas esse já não é mais o caso", confirmou uma fonte à revista.

Ainda, segundo a fonte, o ator teve alguns sinais de desilusão com a religião nos últimos tempos. "Tom não falou publicamente ainda, mas sua lealdade à Cientologia parece ter diminuído. Parece que ele está em um confronto secreto com Miscavige e a igreja", complementou. O motivo dessa redução nas contribuições seria a própria desilusão com a igreja.

Tom Cruise - Reprodução. - Reprodução.
Tom Cruise durante entrevista coletiva em Pequim.
Imagem: Reprodução.

O que é a igreja da Cientologia?

A Cientologia trata-se de um conjunto de crenças e práticas que acreditam que as pessoas são seres imortais. Criada por L. Ron Hubbard, tornou-se uma religião em 1952, incorporando a igreja no ano seguinte. A "reabilitação psiquiátrica espiritual" vem através de cursos e materiais de estudo, que são fornecidos em troca de doações específicas.

Para a maior parte dos países europeus, a religião é vista como uma seita. Ao longo dos anos, teve diversos escândalos. Dentre os mais notáveis, o caso francês se destaca. Em 2013, a Cientologia foi condenada por fraude e formação de quadrilha na França.

Apoiada por Tom Cruise até então, muitos classificavam a Cientologia como "culto que faz lavagem cerebral". A igreja é tida como um dos movimentos religiosos mais controversos, principalmente em decorrência de suas crenças, como os ensinamentos revelados aos praticantes apenas depois do pagamento de milhares de dólares, ou de que a prática psiquiátrica é destrutiva e deve ser abolida.