Topo

Andressa Urach chora ao detalhar luta contra borderline: 'Não é nada fácil'

Andressa Urach  luta contra o transtorno de personalidade borderline há anos - Reprodução/Instagram
Andressa Urach luta contra o transtorno de personalidade borderline há anos Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

12/01/2022 21h17

Andressa Urach, 34 anos, fez uma live hoje no YouTube na qual falou em detalhes sobre a sua luta contra o transtorno de personalidade borderline. No vídeo, a modelo afirmou que a sua decepção com a igreja que frequentava está diretamente ligada à volta dos sintomas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros.

Os transtornos de personalidade costumam ser divididos em três principais grupos, ou espectros. Segundo essa classificação, o borderline está no espectro B, que reúne aqueles sujeitos que costumam ser chamados de "complicados", "difíceis", "dramáticos" ou "imprevisíveis".

O termo "borderline", que em inglês significa "fronteiriço", teve origem na psicanálise: esses pacientes não podiam ser classificados como neuróticos (ansiosos e exagerados),nem como psicóticos (que enxergam a realidade de forma distorcida), mas estariam em um estado intermediário entre esses dois espectros.

"Quem me acompanha sabe que eu vivi por seis anos na igreja, e passei por uma decepção muito grande com eles. Lutei a vida inteira contra os traumas do passado, tive que aprender a perdoar o abuso sexual da infância, a rejeição e o abandono. Não é nada fácil", disse Andressa na live.

"No ano passado, quando tive essa decepção com a igreja, foi muito difícil. Essa ruptura, quase me levou à loucura. E tudo isso também trouxe muitos problemas para o meu casamento", continuou a modelo.

"Por ser uma pessoa pública, ainda passo por muitos julgamentos. E quando você tem uma doença, é muito difícil lidar com os seus sentimentos. Não é algo que eu tenha controle. Do fundo do meu coração, eu gostaria de não sentir isso", completou Urach.