Topo

Piadas, alívio e fama: como é ser o primeiro eliminado do 'BBB'?

Como é ser o primeiro eliminado do BBB? Ex-BBBs falam sobre a experiência - Reprodução/Instagram
Como é ser o primeiro eliminado do BBB? Ex-BBBs falam sobre a experiência Imagem: Reprodução/Instagram

Lucas Pasin

De Splash, no Rio

10/01/2022 04h00

Entrar na "casa mais vigiada do Brasil" é um sonho de muitos. No entanto, um dos maiores pesadelos dos confinados é ser o primeiro eliminado do "Big Brother Brasil" (Globo). Além de piadinhas nas redes sociais, os primeiros ex-BBBs de cada edição contam com a terrível chance de serem "esquecidos" rapidamente e perder a oportunidade de ganhar dinheiro no pós-confinamento.

Alguns, porém, conseguem fazer do limão uma limonada. Assim foi com a primeira eliminada do "BBB 21", Kerline, que se tornou uma das mais queridinhas nas redes sociais. Além dela, outros ex-BBBs também conseguiram ser lembrados até hoje, mesmo permanecendo apenas uma semana na atração.

Splash conversou com cinco ex-participantes do reality que deixaram o programa sem dar muita oportunidade ao público de os conhecerem. Alguns tiveram a chance de participar de outros programas de TV, outros contam que se sentiram aliviados ao deixar logo o reality. Todos eles se dizem satisfeitos com a experiência — e até querem repetir —, mesmo vivendo apenas uma única semana de confinamento.

'Fui eliminada pelo meu temperamento'

Tata Rebane foi a primeira eliminada do 'BBB 4' - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Tata Rebane foi a primeira eliminada do 'BBB 4'
Imagem: Reprodução/Instagram

Tata Rebane, 39 anos, conhecida no "BBB 4" como Tati Giordano, deixou o programa na primeira semana de confinamento. A eliminação não foi uma surpresa para a atleta de luta, que protagonizou um dos maiores barracos de sua temporada. Para ela, seu temperamento já deixava claro que não duraria muito no reality.

Não tinha medo de sair na primeira semana. Pelo contrário, achava que era bem possível. Eu era o oposto de quem venceu o programa, e tudo fez sentido. Tenho que assumir meu temperamento.

Participando da edição em que Cida foi campeã, Tata Rebane, que aceitou entrar no reality em busca de visibilidade para sua carreira no boxe, diz que conquistou seus objetivos e aconselha:

Ser o primeiro ou último eliminado é indiferente. Muitos saíram na primeira semana e até hoje trabalham no meio artístico, enquanto outros ganharam o programa e hoje passam fome. O importante é não ter medo de se expor. Se você está preocupado com o julgamento alheio, é melhor nem entrar no programa.

'Consegui fazer minha vida, meu pé de meia'

Jaque Khury foi a primeira eliminada do 'BBB 8' - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Jaque Khury foi a primeira eliminada do 'BBB 8'
Imagem: Reprodução/Instagram

Enfrentando a vice-campeã da edição [Gyselle] logo no primeiro paredão, Jaque Khury, 37 anos, foi a primeira a deixar o "BBB 8". A ex-BBB é personalidade da mídia até hoje e já fez participações em outros programas de TV. Ela conta que ter permanecido apenas uma semana em um programa da Globo a ajudou a mudar de vida.

Até hoje lembram de mim como ex-BBB. Não devem lembrar da minha participação no programa, mas de mim sim. No 'BBB', você tem que se enturmar rápido, dar aquela socializada logo na primeira semana, e eu não fiz. Tive dificuldades. Tenho total certeza que por isso fui para o paredão.

Jaque, que também se tornou musa do OnlyFans, teve outras oportunidades na TV após o reality.

"Apresentei um programa ao vivo na RedeTV!, depois fui para a Record e fiz também o 'Pânico'. Ainda trabalho com a fama que conquistei há 12 anos. Consegui fazer minha vida, meu pé de meia. Já sofri preconceito pelo rótulo de ex-BBB, mas depois que o 'Camarote' passou a existir e famosos entraram para o reality, virou 'cool' ser ex-BBB'".

'São cruéis com os primeiros eliminados'

Ex-BBB Ariadna Arantes reclama de preconceito e piadinhas - Reprodução - Reprodução
Ex-BBB Ariadna Arantes reclama de preconceito e piadinhas
Imagem: Reprodução

Primeira eliminada do "BBB 11", Ariadna Arantes, 37 anos, ouviu muitas piadinhas ao deixar o confinamento. A ex-BBB, que também participou recentemente de "No Limite", disse não ter se afetado com as críticas, mas reclama:

Até hoje escuto que sou 'flopada'. As pessoas são cruéis com os primeiros eliminados. Fazem muitas piadas. Me incomoda o fato de usarem isso para diminuir a pessoa, como se ela não prestasse. Mas, se formos pensar, o primeiro eliminado tem apenas falta de sorte. Não tem como dizer que errou.

Ariadna diz que não entrou no reality para ser famosa, mas está satisfeita com o reconhecimento que conseguiu. Ela ainda faz um pedido especial para Boninho:

Hoje em dia é muito mais fácil ser ex-BBB. Na minha época éramos discriminados. Acho que as pessoas que participaram antes tinham que ter uma nova chance no reality. Os eliminados ganham muito mais dinheiro atualmente.

'Fiquei aliviada. Não estava confortável com meu intestino'

Harumi participou do "BBB 16" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Harumi participou do "BBB 16"
Imagem: Reprodução/Instagram

Se para alguns ser eliminado logo de cara do "BBB" é um susto, para Harumi, 70 anos, do "BBB 16", foi um alívio. A jornalista assume que não se sentiu bem no confinamento e que sabia muito pouco da dinâmica do reality.

Fui muito de 'gaiata' para o programa. Só tinha assistido a uma edição. Fiquei aliviada de ser eliminada porque não estava muito confortável com meu intestino. Foram 10 dias sem funcionar. E também havia muitas picadas de mosquito. Hoje já conheço melhor o programa, se fosse a primeira eliminada ficaria chateada.

Harumi diz que nunca teve pretensão de ser famosa e que, com cerca de 20 mil seguidores no Instagram, se sente atingindo seu objetivo.

"O Bial fez um discurso incrível quando saí. Não ouvi piadas. O que vale é que sou uma mulher de 70 anos, mãe, avó e profissional de comunicação e marketing na ativa."

'Deveria ter pensado em alguma estratégia'

Vinicius participou do "BBB 19" e foi o primeiro eliminado - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Vinicius participou do "BBB 19" e foi o primeiro eliminado
Imagem: Reprodução/Instagram

Para Vinícius Póvoa, 40 anos, o "BBB 19" era só alegria. O mineiro lembra que se sentia no "mundo da lua", e talvez por uma falta de estratégia acabou se tornando o primeiro eliminado da edição.

Me senti perdido, mas não fiquei triste, não. Entrei porque sou fã do programa. Óbvio que queria grana, trabalhos, viagens e seguidores, mas não era o principal para mim. Meu prêmio foi o amor das pessoas e o contato com elas. Hoje sei que poderia ter tido alguma melhor estratégia lá dentro.

Vinícius, até hoje, comemora o reconhecimento nas ruas. "Aqui em Belo Horizonte todo mundo sabe que sou ex-BBB. Fiquei uma semana, mas era o mais querido da casa. Podem me chamar todo ano que eu aceito."