Topo

Sidney Poitier, primeiro ator negro a ganhar o Oscar, morre aos 94 anos

De Splash, em São Paulo

07/01/2022 12h48

Sidney Poitier, o primeiro negro a ganhar o Oscar de melhor ator, morreu hoje, aos 94 anos. De acordo com o The Independent, a notícia foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores das Bahamas, Fred Mitchell.

A causa da morte não foi revelada.

Poitier, que tinha dupla cidadania — norte-americano e bahamense — era "um ícone, um herói, um mentor, um lutador, um tesouro nacional", disse Chester Cooper em sua página oficial no Facebook.

O astro, que estrelou filmes como "Adivinha quem vem para o jantar", "No Calor da Noite" e "Uma voz nas sombras", levou a estatueta em 1964.

Nascido em Miami, ele cresceu nas Bahamas, mas voltou aos Estados Unidos aos 15 anos.

Denzel Washington elogiou Poitier quando se tornou o segundo homem negro a levar o Oscar de melhor ator com o filme "Dia de Treinamento", de 2001, dizendo: "Sempre estarei atrás de você, Sidney. Sempre estarei seguindo seus passos. Não há nada que eu prefira fazer."

Na mesma cerimônia, Poitier recebeu um Oscar Honorário por sua contribuição ao cinema. Em 2012, após a morte de Ernest Borgnine, ele se tornou o vencedor de Melhor Ator mais velho da história.

O artista foi casado por 45 anos com Joanna Shimkus, sua segunda mulher, com quem teve seis filhos.