Topo

Milton Gonçalves lida com sequelas na perna e voz após dois anos do AVC

Milton Gonçalves (Foto: Divulgação/Globo) - Milton Gonçalves (Foto: Divulgação/Globo)
Milton Gonçalves (Foto: Divulgação/Globo) Imagem: Milton Gonçalves (Foto: Divulgação/Globo)

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

07/01/2022 10h13

Milton Gonçalves, de 88 anos, se recupera bem após quase dois anos desde que sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI). No entanto, o ator ficou com sequelas na perna esquerda e na voz. Por essa razão, ele tem feito sessões diárias de fisioterapia e fonoaudiologia.

Em entrevista para a jornalista Patrícia Kogut, de "O Globo", a filha do ator, Catarina Gonçalves, contou que o pai ficou três meses no hospital, o tempo todo traqueostomizado.

"Isso afetou bastante a voz, que está bem baixinha. Agora ele está bem, em casa, tranquilo. É uma recuperação chatinha por causa da idade. Ele não tem andado, só na cadeira de rodas, porque também ficou com sequela na perna esquerda", disse ela.

A filha do ator afirmou que, mesmo nessa situação, não deixa de passear com o pai e ele não recusa uma cervejinha.

"Mas a gente passeia bastante com ele de carro, leva para ver a praia. Ele sempre pede para tomar uma cervejinha. Também adora café e doce. Essas besteirinhas que não podem comer. Mas é um danadinho", contou ela.

Catarina disse que o AVC pegou toda família desprevenida, que eles não imaginavam que o pai poderia ter um derrame. No entanto, o pai tem mostrado muita força nesse período de recuperação.

"Veio muito sem aviso. Meu pai não pegava nem gripe. Foi bem grave. Ele é forte. Se fosse outro, teria embarcado. No segundo ou terceiro dia de CTI, botamos música e ele já estava acompanhando com a mão, mesmo intubado. Sempre gostou de dançar", disse a filha de Milton.

O ator teve o AVC em fevereiro de 2020, enquanto participava de uma feijoada na quadra da escola de samba Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Devido ao problema de saúde, ele não participou da continuação do especial de Natal da TV Globo "Juntos A Magia Acontece", que foi ao ar no mês passado, que o ator estrelou em 2019.