Topo

Especial de Harry Potter apela para nostalgia e emociona com velhos amigos

Cena de "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1" - reprodução/Warner
Cena de 'Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1' Imagem: reprodução/Warner

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

01/01/2022 04h00

"Harry Potter" chegou aos cinemas há 20 anos e, mesmo depois de duas décadas, a franquia continua sendo uma das mais amadas entre os fãs. Aproveitando o clima de nostalgia que já nos embala todos os finais de ano, a HBO Max lança "Harry Potter: De Volta a Hogwarts", um especial de uma hora e quarenta e cinco minutos de duração que promoveu o encontro do elenco e da produção dos filmes.

Para os fãs saudosos da saga original, o especial é uma espécie de presente levando o espectador a se transportar — ou seria aparatar? — de volta à época em que os títulos foram lançados. Claro, a saga "Animais Fantásticos" ainda está em produção e nos entrega um pouco do mundo criado por Rowling sobre Harry Potter, mas não é segredo para ninguém que não é a mesma coisa.

Em "Harry Potter: De Volta a Hogwarts", a sensação é de reencontrar amigos de anos atrás, daqueles que até seguimos nas redes sociais e sabemos de suas vidas, mas não somos mais próximos como antigamente. Esse clima de excitação ao ver antigos conhecidos também é bastante presente entre o elenco, que não segura as lágrimas ao conversar sobre as dificuldades e as aventuras vividas por eles durante os dez anos em que gravaram os filmes.

O uso das locações usadas nas produções combinado à aparição dos queridos atores é o catalisador para a criação de um sentimento forte de nostalgia naqueles que assistem ao especial. Desde a plataforma 9 ¾, até o salão de comunal da Grifinória, passando pelo grande salão principal de Hogwarts, todos locais bastante familiares para os fãs.

Dividido em capítulos, o programa passa por todos os filmes, de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001), até "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" (2011), e nos mostra depoimentos e conversas sobre cada um deles. Durante o primeiro, é claro, a escolha dos papéis principais é o assunto em pauta.

Daniel Radcliffe (Harry), Emma Watson (Hermione) e Rupert Grint (Rony) lembram da maneira que foram escolhidos para interpretar os personagens mais queridos de toda uma geração. Escolhidos bastante jovens para se dedicarem à série de filmes, ficamos sabendo de suas angústias e desafios ao passar pelo período da adolescência lidando com o trabalho e fama.

Confissões e demonstrações de carinho tornam o especial bastante humano, mostrando um lado dos atores que não estamos acostumados. Exemplo disso é um dos momentos mais emocionantes de "Harry Potter: De Volta a Hogwarts", quando Rupert Grint e Emma Watson conversam sobre a amizade dos dois.

Depois da reunião de "Friends" e os novos episódios de "Sex and the City", com "And Just Like That", o especial de "Harry Potter" deixa clara a intenção da HBO Max de apelar para a nostalgia em uma tentativa de atrair cada vez mais o público para a sua plataforma. E, ao somar o saudosismo dos fãs pela série original e uma produção apaixonada pelo trabalho que foi feito, o resultado acaba sendo bastante positivo.