Topo

Santhiago lembra última conversa com Yago: 'Pior dia da minha vida'

Yago e Santiago formaram dupla por 15 anos - Reprodução/Instagram
Yago e Santiago formaram dupla por 15 anos Imagem: Reprodução/Instagram

Weslley Neto

De Splash, em São Paulo

30/12/2021 19h28

O cantor Santhiago, da dupla com Yago Piemonte, contou como foram os últimos dias do irmão. Em conversa com Splash, o músico de 35 anos destacou a tristeza da família após a morte do jovem de 29 anos em decorrência de um pneumotórax sofrido durante o tratamento de um linfoma.

A última vez que conversamos foi antes da intubação. Ele tinha muito medo e me pediu para não deixar intubar quando a coisa ficou feia. Quando ele piorou, pediu que eu cuidasse da mulher (dele) e de nossa mãe. A situação ficou mais difícil depois disso. Mas ele foi um guerreiro, lutou até o último instante.
Santhiago

A assessoria de imprensa dos cantores confirmou a Splash que ele realizava o tratamento no hospital Erasto Gaertner, localizado em Curitiba, Paraná, desde o dia 17 de dezembro.

O corpo do artista foi velado e sepultado hoje na capital paranaense. Segundo Santhiago, Yago estava com a atual companheira há 10 anos.

Nossas vidas e carreiras nunca foram fáceis, mas ontem foi o pior dia da minha vida. Sabíamos ser muito difícil a situação, mas eu não queria aceitar que Deus levaria o meu irmão. Os médicos avisaram ao meu pai um dia antes que não sabiam mais o que fazer pelo Yago, e nós acompanhamos os últimos momentos no hospital com ele.
Santhiago

O diagnóstico

Santhiago revelou que a luta contra o linfoma não começou em 2021. Yago foi diagnosticado com a doença em 2017, mas preferiu não falar sobre o assunto publicamente.

"Ele tinha muito medo. A visão das pessoas nas redes sociais sempre impõe 'status', e não era isso que ele queria. Ele pedia que as pessoas lembrassem da alegria e da animação", destacou.

Yago Piemonte apresentou melhora durante o ano de 2019 e, durante a quarentena imposta pela pandemia da covid-19, realizou um transplante de medula óssea.

"Decidimos que publicaríamos um comunicado comentando sobre a condição do Yago em janeiro de 2022, explicando todos os detalhes aos fãs, mas infelizmente não deu tempo", concluiu o cantor sertanejo.

Sonhos interrompidos

Apesar do grande sucesso regional, Yago e Santhiago não se tornaram conhecidos nacionalmente. O cantor destaca que estourar um hit era um dos principais objetivos do irmão e, para isso, ele aproveitava o talento como imitador para alcançar novos públicos.

"Ele gostava muito de imitar o Eduardo Costa e tinha o sonho de fazer isso quando o encontrasse. Ele também queria fazer isso com o Zezé di Camargo, mas 'arregou' quando o encontro aconteceu", brincou Santhiago.

O cantor também destaca que o parceiro nos palcos não gostava de ser reconhecido apenas como imitador após o sucesso dos vídeos divulgados no YouTube. "Ele era completo, teve uma carreira linda e conseguiu chamar a atenção do público.

O último show

Yago e Santhiago se apresentaram juntos pela última vez durante o mês de novembro em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. O sertanejo lembra que o irmão estava animado para a apresentação.

"Nós nunca vimos ele tão predisposto. Ele ligava para parceiros e fornecedores, estava negociando os acordos. Foi uma longa viagem e ele estava bem, brincando com todos. Ele tirava muito sarro dos colegas", lembrou Santhiago.

O parceiro de palco conta que Yago tomou remédios e energéticos antes da apresentação por se sentir muito cansado. "Ele passou pelo transplante, era normal a pouca energia em alguns momentos. Mas ele tinha um espírito de luta muito grande e respeitava o público como poucos. Nós nos divertimos no palco, como sempre fizemos".

Yago e Santhiago cantaram juntos por 15 anos. "Eu vou continuar o que nós começamos (na música). Ainda não sei como e preciso reunir forças, mas tenho certeza que ele vai me ajudar", afirmou.