Topo

Tarsila do Amaral para crianças: conheça a história do filme 'Tarsilinha'

Tarsilinha e o Saci Pererê em imagem do filme "Tarsilinha" - Divulgação
Tarsilinha e o Saci Pererê em imagem do filme "Tarsilinha" Imagem: Divulgação

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

21/12/2021 04h00

Tarsila do Amaral para crianças. Essa é a proposta da nova animação brasileira "Tarsilinha", que presta homenagem à artista considerada uma das maiores modernistas da América Latina, e busca aproximar suas obras do público infantil. O filme acaba de ganhar o primeiro trailer, que Splash divulga com exclusividade.

A animação é dirigida por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, os mesmos criadores de "Peixonauta" e "O Show de Luna", e conta a história de uma garota de oito anos que embarca numa jornada fantástica para recuperar a memória de sua mãe. O filme, embora não seja uma biografia da pintora, promete incorporar características que foram marcantes em sua vida e em sua obra, com elementos das lendas brasileiras e culturas nativas indígenas.

Para recuperar os objetos perdidos, Tarsila e os amigos precisarão mergulhar nas profundezas do Abaporu —a obra que se tornou símbolo do movimento Antropofágico Brasileiro, com uma proposta de criar algo novo e autêntico dentro das artes visuais do país.

Cartaz de "Tarsilinha" - Divulgação - Divulgação
Cartaz de "Tarsilinha"
Imagem: Divulgação

Enquanto o desafio de Tarsilinha será encontrar objetos especiais que foram roubados da sua caixinha de lembranças, a jornada a fará lidar com os próprios medos e enfrentar desafios para voltar para casa em segurança e com os objetos que recuperar. A ideia é unir esta mensagem justamente às propostas inovadoras da primeira fase do movimento modernista brasileiro.

"Tarsilinha" chega aos cinemas brasileiros em 10 de fevereiro de 2022, 100 anos depois de o modernismo ter sido consolidado na Semana de Arte Moderna de 1922. O filme tem trilha sonora de Zezinho Mutarelli e Zeca Baleiro, com vozes de Marisa Orth (Lagarta), Alice Barion (Tarsilinha), Ando Camargo (Sapo), Skowa (Saci) e Rodolfo Dameglio (Bicho Barrigudo).