Topo

Artista quer transformar 'meme do ônibus' em tour pelo Espírito Santo

Osmar Portilho

De Splash, em São Paulo

15/12/2021 04h00

Quando fez os primeiros esboços da charge que virou um dos maiores produtos de exportação entre os memes brasileiros, Genildo Ronchi não imaginava a repercussão de desenho. O cartunista do Espírito Santo estava incomodado com um terreno baldio próximo de sua casa. No momento em que resolveu olhar para o lado e curtir o pôr do sol, teve a sacada da charge, como contou para Splash em vídeo.

E isso foi em 2013!

E o meme rompeu as fronteiras do Brasil. A brincadeira de ter um personagem olhando para o lado bom e o outro o lado ruim das coisas acabou viajando o mundo inteiro tendo adaptações em diversos idiomas. E em 2021 ele explodiu novamente nas redes sociais.

Agora, Genildo tem mais planos de dar continuidade aos personagens: quer transformar a história em livro e também em desenho animado. O plano mais mirabolante, porém, é no mundo físico. O cartunista quer viabilizar um tour de ônibus para mostrar municípios no Espírito Santo que possuem as paisagens que o inspiraram na charge.

Quero fazer o ônibus do meme desses dois homens para que as pessoas possam sentir um pouco disso, dessa energia lá em Venda Nova do Imigrante, Pedra Azul, Domingos Martins.