Topo

Mariana Becker levou tapa na bunda em trabalho: 'Tive que impor limites'

Colaboração para Splash, em São Paulo

14/12/2021 14h56

Destaque da cobertura da Fórmula 1 na Band, a jornalista Mariana Becker, 50 anos, relembrou em entrevista ao "Splash Vê TV" situações de assédio sexual passadas por ela ao longo de sua carreira no jornalismo.

A ex-global relatou um caso de assédio sofrido durante a cobertura do Campeonato Mundial de Surfe na África do Sul, no final da década de 1990.

Teve uma vez que um diretor de uma grande marca estava conversando comigo, tomando um café. Subimos em um palanque para ver as ondas no mar e ele me deu um tapa na bunda. Era uma época que a ideia de assédio sexual no trabalho não era debatida.

Em uma outra ocasião, a jornalista passou pela mesma situação. Dessa vez, com um colega de trabalho.

Anos depois eu encontrei em um restaurante um fotógrafo com quem eu sempre falava. Ao se despedir, ele me deu um tapa na bunda. Eu perguntei se ele estava louco e ele me questionou se eu estava brava (...) tive que impor limites.

Mariana tem uma extensa carreira na cobertura esportiva e foi correspondente da Globo durante 25 anos. Na Fórmula 1 há sete, a profissional disse que nunca sofreu nenhum tipo de assédio sexual no automobilismo, mas muitas vezes teve sua capacidade colocada à prova por homens.

O desmerecimento da informação significa o desmerecimento do meu trabalho. Se eu fosse uma médica, é como se alguém desmerecesse a minha técnica. O que me incomoda é desmerecer a sua capacidade e não levar você a sério pelo fato de você ser mulher.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Débora Miranda ao lado de Aline Ramos, Cristina Padiglione e Marcelle Carvalho, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.