Topo

Geisy Arruda é proibida de comer em Portugal após problema em site do SUS

Geisy Arruda passou por perrengue para comprovar vacinação em dia contra o coronavírus após queda do site do SUS - Imagem: Reprodução/Instagram@geisy_arruda
Geisy Arruda passou por perrengue para comprovar vacinação em dia contra o coronavírus após queda do site do SUS Imagem: Imagem: Reprodução/Instagram@geisy_arruda

Colaboração para Splash, em Alagoas

13/12/2021 15h46

A influenciadora digital Geisy Arruda, de 32 anos, relatou que enfrentou dificuldades para se alimentar em Portugal, por não conseguir comprovar que está com a vacinação contra o coronavírus em dia, após problemas no site do SUS (Sistema Único de Saúde) que saiu do ar na semana passada, devido ao ataque de hackers.

Por meio de seu perfil no Twitter, a famosa contou que foi a um estabelecimento para se alimentar, mas eles não conseguiram ler seu passaporte de vacina, devido ao fato de o SUS permanecer "fora do ar". Ainda, ela diz ter sido "proibida" de comer.

"A mulher não conseguiu ler meu passaporte de vacina. O E-São Paulo não se lê aqui. O do SUS está fora do ar. [Ela] não me vendeu comida. Disse que eu tinha que fazer um [teste] PCR, um PCR para comer! Eu quero minha mãe, meu país", publicou Geisy Arruda ao falar sobre o "perrengue" no país europeu.

Os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS estão fora do ar após um ataque hacker na última sexta-feira (10). Segundo o governo federal, alguns sistemas foram comprometidos e a PF (Polícia Federal) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República foram acionados para investigar o caso.

Em nota oficial, a Saúde usou o termo "incidente", mas o ministro Marcelo Queiroga confirmou que foi um ataque cibernético. Ele afirmou que "os dados não serão perdidos", e que há backup dos dados.

O Ministério da Saúde informou que está atuando com "máxima agilidade" para reestabelecer os sistemas e a expectativa" é que tudo seja resolvido nesta semana.