Topo

Sequestro do irmão de Zezé traumatizou família: 'Fomos expulsos do Brasil'

Wellington Carmargo posa para fotos na janela do hospital após sequestro em 1999. - Weimer de Carvalho/O Popular
Wellington Carmargo posa para fotos na janela do hospital após sequestro em 1999. Imagem: Weimer de Carvalho/O Popular

Felipe Pinheiro

De Splash, em São Paulo

12/12/2021 04h00

Um dos episódios mais difíceis da história de Zezé Di Camargo & Luciano foi o sequestro de Welington Camargo, irmão da dupla, que deixou marcas na família. O crime é retratado em "É o Amor", série da Netflix de cinco episódios estrelada por Zezé e a filha Wanessa.

A então mulher do cantor, Zilu Godoi, teve de se mudar com os filhos para Miami, nos Estados Unidos, por não se sentir mais segura no Brasil após o crime.

Não gosto de me lembrar dessa época. Foi muito chocante. Fomos expulsos do Brasil. Deixar a nossa casa, os nossos animais de estimação, família, amigos para viver em um país diferente por falta de segurança. Wanessa passou mal. Camilla veio em choque chorando - Zilu Godoi.

No documentário, são recapitulados os momentos dramáticos vividos pela família com novos depoimentos sobre o caso que comoveu o país ao final de 1998 e início de 1999. Wanessa relata que era para ela ter sido sequestrada no lugar do tio, mas os criminosos mudaram de planos.

"O primeiro alvo era eu. Eles tinham fotos minhas e dos meus horários, mas a minha sorte é que eu não tinha horário fixo. Era difícil me acompanhar. Por isso eles desistiram", conta a cantora.

Uma entrevista de Zezé Di Camargo a Gugu Liberato (1959-2019) teria gerado o interesse nos sequestradores de levar o irmão da dupla sertaneja, que é paraplégico desde a infância. "Eles viram o meu pai falar que Welington era como um filho para eles", lembra Wanessa.

Wanessa e Zezé Di Camargo estrelam a série 'É o Amor', da Netflix. - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Wanessa e Zezé Di Camargo estrelam a série 'É o Amor', da Netflix.
Imagem: Divulgação/Netflix

Nos meses de apreensão, a família recebeu um pedaço de dois terços da orelha de Welington que foi cortada. "Foi traumático", relembra Wanessa. Zilu, que na época era casada com Zezé, se recorda de quando o cantor recebeu a notícia de que o irmão havia sido sequestrado. "Zezé estava sentado, destruído, acabado, em cima de uma cama. Ele falou: 'Sequestraram o nosso irmão'. A nossa vida virou de cabeça para baixo", diz.

O que o sucesso trouxe de mais incômodo e danoso foi o sequestro do nosso irmão. Para a gente, que veio do nada, e de repente passar a ser conhecido... Não vemos maldade nas pessoas - Zezé Di Camargo.

O sequestro durou 94 dias e chegou ao fim com o pagamento de US$ 300 mil (mais de R$ 1,6 milhão nos dias de hoje) pelo resgate. Welington Camargo foi encontrado em um matagal às margens de uma estrada na região metropolitana de Goiânia. Neste ano, um dos sequestradores foi morto em um confronto com a PM.