Topo

Sandy lança música e confirma turnê em 2022: 'Agora me sinto mais segura'

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

10/12/2021 04h00Atualizada em 21/07/2022 12h48

Imunizada com as duas doses da vacina da covid-19 e prestes a tomar a dose de reforço, Sandy começa a planejar a retomada de sua carreira solo no ano que vem. Ela volta a pisar nos palcos no segundo semestre de 2022. "Vamos esperar a terceira dose, a galera estar vacinada, e as coisas estarem bem mais tranquilas."

A cantora, que cumpriu rigorosamente a quarentena junto com sua família, lança hoje o single e o clipe de "Universo Reduzido". A intenção com a nova música é de fechar definitivamente esse ciclo em que ficou mais de dois anos afastada dos palcos, seu recorde na carreira.

Foi difícil, faço isso desde que eu tenho 7 anos de idade. Na minha primeira turnê eu tinha 8. Sandy sobre a quarentena

Com a volta aos palcos confirmada para o segundo semestre de 2022, Sandy completará quase três anos sem fazer um show. Sua última apresentação foi com o irmão, em novembro de 2019, ao finalizar a turnê "Nossa História" no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.

"Meu maior tempo foi quando eu saí da carreira com o meu irmão [em 2007] e fui fazer minha carreira solo. Eu tive ali quase dois anos. Só que eu estava na faculdade, estava me casando, mudando de casa, estava cheia de coisas, planos e vida acontecendo", relembra a cantora em coletiva de imprensa para falar de seu novo single e da retomada.

Olhar para dentro

capa - Divulgação - Divulgação
Capa do single 'Universo Reduzido' traz o olho da própria Sandy
Imagem: Divulgação

Nas palavras da própria Sandy, "Universo Reduzido" é a música mais profunda de sua carreira solo. Aos 38 anos, ela se sente cada vez mais segura de lançar trabalhos mais autorais, como é o caso do novo single, que também ganhou um clipe.

"Hoje me dou esse direito se seguir um ritmo meu e lançar coisas quando eu quero e tenho o que falar. Muitas vezes a gente pode se sentir pressionado pelo mercado. Só que depois de 30 e poucos anos de carreira consegui encontrar um equilibrio de olhar para dentro e saber quando estou pronta."

"Universo Reduzido" chega pouco mais de um ano depois do EP "10:39", lançado também durante a pandemia, e involuntariamente complementa as sensações com que Sandy se conectou nesse período, que ela agora pretende fechar.

"Na pandemia não foi um processo muito fácil para mim essa coisa de produzir música. Eu não queria falar de outras coisas, e fui seguindo minha intuição. Comecei a escrever essa música em janeiro e fui terminando aos poucos. É uma coisa muito desse ritmo meu."

Antes da turnê, Sandy quer se dedicar ao seu novo disco durante o primeiro semestre de 2022. Ela já tem uma música pronta, outra "quase pronta" e pretende compor ainda mais a partir de agora, de preferência canções com teor um pouco mais leve do que as últimas. Com isso, a turnê do segundo semestre já deve acontecer com muitas inéditas.

Gás de quem está com saudade

Sandy reconhece que seu esforço em se isolar não foi em vão. Segundo a cantora, nem ela, nem ninguém da família chegou a ser contaminado pelo vírus. Por isso ela prefere esperar ainda mais para voltar aos palcos, ainda que outros artistas já tenham retomado o ritmo com o relaxamento das restrições sanitárias.

"Tem muita gente fazendo show, retomando uma vida um pouco mais normal. Eu ainda não. Graças a Deus posso me dar esse direito de fazer só quando eu me sentir realmente segura. Eu não quero colocar ninguém em risco, então vamos deixar a coisa assentar um pouco mais", reflete.

Na vida pessoal, Sandy já se permitiu flexibilizar um pouco mais. "Eu agora me sinto mais segura com as duas doses de vacina. Tanto que eu marquei para 20 dias depois que eu tinha me vacinado para viajar. Porque eu achava que já dava. Fui para um lugar onde estava tudo bastante controlado, tinha passaporte de vacina, então foi relativamente tranquilo."

Apesar da esperança de dias melhores e retomada da carreira, Sandy continua conectada com o mundo real, e reforça que a pandemia ainda não acabou. "A gente vê as notícias e ainda tem uma dose de tensão. A gente não tem controle, não sabe como vai acontecer, o que vai acontecer, porém está sim um momento muito melhor, eu também estou acordada e atenta a isso", pondera.

Mas o sopro de esperança, também refletido em Universo Reduzido, continua ali. "Estou esperançosa sim, positiva. Estamos bem eu e minha família. Meu irmão está bem com uma bebezinha nova. A coisa mais linda do mundo. Sou muito grata por isso. E estou com gás de quem está com saudade. Isso vai ser bom para me estimular no ano que vem", conclui.