Topo

É verdade que veado tem três cérebros, como disse Rico? Splash Explica!

Christiany Yamada

Colaboração para Splash, em Castanhal (PA)

08/12/2021 17h23

Durante a formação da décima segunda roça, que aconteceu na noite de ontem em "A Fazenda 13" (RecordTV), Rico Melquiades afirmou que o veado é o animal mais inteligente do mundo. Enquanto discutia com Solange Gomes, ele defendeu sua teoria alegando que o bicho tem três cérebros.

"Acho que você não sabe, mas o ser mais inteligente do mundo é o veado. Então, olhe, abra a sua cabeça. Ela fala que é cobra criada e macaca velha. Pelo amor de Deus, o veado tem três cérebros na cabeça! O veado sou eu", proferiu Rico.

Splash explica

Mas é verdade que o veado tem três cérebros ou é o animal mais inteligente do mundo? De acordo com o médico veterinário especializado em animais silvestres Renato Ordones, que atende na equipe Safari e Hospitais Animaniacs em São Paulo, não.

"Nada difere o sistema nervoso central de um cervídeo - que seriam os veados, entre outros - dos demais mamíferos. É exatamente a mesma estrutura", esclarece Ordones, em entrevista ao UOL.

O profissional também garante que o animal não se destaca pelo intelecto: "Claro que algumas espécies têm uma complexidade maior e outras menor. Mas o veado não é conhecido como uns dos mais inteligentes, não", ri.

E ainda que o cérebro do veado seja dividido entre neocórtex, límbico e reptiliano, o veterinário garante que é apenas um órgão. "Isso é um esquema do cérebro de qualquer animal, seja mamífero, ave ou réptil. Todos eles têm esse sistema nervoso central, essas divisões. E não são três cérebros diferentes, são três regiões do cérebro".

"Existe uma teoria de um neurocientista que diz que o cérebro pode ser dividido em três partes - reptiliano, límbico e neocórtex -, mas isso vale para todos os animais. Nada mais é que uma teoria, chamada Teoria do Cérebro Trino. E é algo compartilhado entre todas as espécies, animais e humanos".

Quem deve se livrar da roça e virar o último fazendeiro de 'A Fazenda 13'?

Enquete encerrada

Total de 6988 votos
42,47%
Antonio Chahestian/Record TV
30,90%
Antonio Chahestian/Record TV
26,63%
Antonio Chahestian/Record TV

Valide seu voto