Topo

Qual a ordem certa para assistir aos filmes de Harry Potter?

Harry Potter: veja a ordem certa para assistir aos filmes e Animais Fantásticos - Reprodução
Harry Potter: veja a ordem certa para assistir aos filmes e Animais Fantásticos Imagem: Reprodução

Ana Carolina Silva e Vinícius de Oliveira

Colaboração para Splash, em São Paulo

07/12/2021 04h00

Alohomora! Pronto, abrimos os portões da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Os oito filmes da franquia Harry Potter estão disponíveis no serviço de streaming HBO Max, mas você sabe qual é a ordem certa deles?

Splash vai te guiar nessa jornada mágica para você entender por qual começar e onde terminar - incluindo também a saga de Animais Fantástico.

Aqui não tem muito segredo, é só ir na ordem de lançamento nos cinemas mesmo. Mas como os títulos não têm ordem de numeração, veja abaixo a ordem correta.

Ordem certa dos filmes de Harry Potter

1. Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

hp - Warner Bros./Divulgação - Warner Bros./Divulgação
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Imagem: Warner Bros./Divulgação

A história começa aqui, quando Harry (Daniel Radcliffe) descobre que é um bruxo e que seus pais foram assassinados pelo vilão Lord Voldemort (Richard Bremmer). Aos 11 anos, ele conhece Rony Weasley (Rupert Grint), Hermione Granger (Emma Watson) e o mundo da magia.

2. Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

hp - reprodução/Warner - reprodução/Warner
Cena de 'Harry Potter e a Câmara Secreta'
Imagem: reprodução/Warner

O nosso segundo ano em Hogwarts revela mistérios sombrios: alguns alunos são petrificados e um perigo mortal ronda o castelo. Será que Harry Potter é o verdadeiro herdeiro de Sonserina?

3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

hp - reprodução/Warner - reprodução/Warner
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Imagem: reprodução/Warner

Harry está virando adolescente e a saga adota um tom mais pesado a partir daqui. Depois de fugir da casa dos tios, nosso herói descobre que um assassino fugiu de Azkaban, a prisão dos bruxos, e está à solta.

4. Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

hp - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "Harry Potter e o Cálice de Fogo" (2005), de Mike Newell
Imagem: Reprodução

Duas competições movimentam o mundo bruxo: a Copa Mundial de Quadribol e o Torneio Tribuxo, que será disputado em Hogwarts. As coisas ficam bem séries e uma morte se aproxima...

5. Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

hp - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "Harry Potter e a Ordem da Fênix" (2007), de David Yates
Imagem: Reprodução

As forças das trevas estão mais ameaçadoras agora, com direito a uma espécie de ditadura em Hogwarts. A professora Dolores Umbridge (Imelda Staunton) é cruel e faz Harry escrever frases com cortes na mão.

6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

hp - Divulgação - Divulgação
Daniel Radcliffe e Bonnie Wright em "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (2009)
Imagem: Divulgação

Ferrou de vez. Aqui, Harry e Alvo Dumbledore (Michael Gambon) farão descobertas mais tensas sobre Voldemort (Ralph Fiennes) e o que ele fez no passado — algo que o fortalece mais ainda. Medo desse menino psicopata.

7. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2010)

hp - reprodução/Warner - reprodução/Warner
Cena de "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1"
Imagem: reprodução/Warner

Harry, Rony e Hermione estão sozinhos no mundo e longe de Hogwarts, enfrentando a solidão, o medo e os ataques de comensais da morte, seguidores de Voldemort.

8. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (2011)

hp - Divulgação - Divulgação
Daniel Radcliffe em cena de "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2" (2011)
Imagem: Divulgação

Aperte os cintos para o capítulo final. A grande batalha em Hogwarts vai opor Harry e seus aliados contra o exército de Voldemort. Agora, é matar ou morrer (e muita gente vai morrer).

E Animais Fantásticos e Onde Habitam?

Também ambientada no universo mágico criado pela escritora J.K. Rowling, a franquia "Animais Fantásticos e Onde Habitam" se passa aproximadamente 70 anos antes da jornada de Harry Potter.

Se você prefere assistir aos filmes em ordem cronológica, será melhor começar por estes. No entanto, ficam dois alertas: a saga ainda não foi finalizada — estão previstos cinco longa-metragens — e ela não tem relação direta com os eventos da história principal, mas faz referência a alguns personagens - ou seja, é melhor mesmo começar pela saga principal.

9. Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016)

hp - Reprodução - Reprodução
Dan Fogler e Eddie Redmayne em cena do filme "Animais Fantásticos e Onde Habitam"
Imagem: Reprodução

Agora acompanhamos a história de Newt Scamander (Eddie Redmayne), autor do livro de um dos livros de estudo usado em Hogwarts. Em suas viagens pelo mundo, Newt acaba deixando criaturas mágicas escaparem em Nova York, causando um problema com o Congresso Mágico dos Estados Unidos.

10. Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018)

hp - Divulgação - Divulgação
Johnny Depp e Poppy Corby-Tuech em "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald" (2018)
Imagem: Divulgação

O poderoso Gellert Grindelwald (Johnny Depp) escapa da custódia do Congresso Mágico e começa a reunir seguidores, a fim de criar bruxos puro-sangue para dominar todos os seres não-mágicos. Para frustrar os planos do bruxo das trevas, Alvo Dumbledore (Jude Law) recruta Newt Scamander para a missão.

11. Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (2022)

hp - Divulgação - Divulgação
Jude Law é o jovem Dumbledore em "Animais Fantásticos"
Imagem: Divulgação

O terceiro filme da franquia sofreu com atrasos devido a pandemia da covid-19. As filmagens foram adiadas e agora a previsão de estreia é para 15 de julho de 2022. Segundo a sinopse, o filme se passa muitos anos após os eventos do longa-metragem anterior e terá como cenário em parte o Rio de Janeiro. Os acontecimentos levam ao envolvimento do Mundo Mágico na Segunda Guerra Mundial.

Os filmes "Animais Fantásticos 4" e "Animais Fantásticos 5" ainda estão sendo desenvolvidos pela Warner Bros. Os filmes servirão de encerramento para a franquia.