Topo

Lenda da DC e Marvel revela diagnóstico de câncer em fase terminal

Quadrinista George Pérez anuncia câncer no pâncreas em fase terminal  - Reprodução/Facebook
Quadrinista George Pérez anuncia câncer no pâncreas em fase terminal Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

07/12/2021 19h56

O quadrinista George Pérez, de 67 anos, desenhista de histórias em quadrinhos da DC e Marvel, anunciou hoje que enfrenta um câncer de pâncreas em fase terminal. Pérez afirmou que tem de seis meses a um ano de vida e que deseja programar uma sessão de autógrafos para se despedir dos fãs.

"É difícil acreditar que já se passaram quase três anos desde que anunciei formalmente minha aposentadoria da produção de quadrinhos devido à minha visão deficiente e outras enfermidades causadas, principalmente, por meu diabetes. Na época, fiquei lisonjeado com a quantidade de homenagens e depoimentos que meus fãs e colegas me deram", disse ele, em uma publicação feita em sua página no Facebook.

Na ocasião, ele ficou tão emocionado com as palavras gentis que recebeu das pessoas que, em tom de ironia, comparou com homenagens póstumas.

As palavras gentis ditas nessas ocasiões foram tão emocionantes que eu costumava brincar que 'a única coisa que faltava nesses eventos era eu deitado em uma caixa'.

À época, ele disse achar divertido, mas, agora, nem tanto. Isso porque, no dia 29 de novembro, após passar por uma cirurgia para obstrução do fígado, ele recebeu a confirmação de estar com câncer de pâncreas no estágio 3.

"É impossível de ser operado e minha expectativa de vida estimada é de seis meses a um ano. Me deram a opção de quimioterapia e radioterapia, mas depois de avaliar quanto dos meus dias restantes seriam consumidos por consultas médicas, tratamentos, internações hospitalares e ainda lidar com a burocracia, muitas vezes estressante e frustrante do sistema médico, optei por deixar a natureza seguir seu curso e aproveitarei o tempo que me resta o mais plenamente possível, com minha linda esposa de mais de 40 anos, minha família, amigos e meus fãs", afirmou ele.

Ele contou que, desde que recebeu o diagnóstico e prognóstico, as pessoas do seu círculo íntimo deram muito amor, apoio e ajuda, tanto prática quanto emocional. "Eles me deram paz", contou o quadrinista.

George também disse que já foi acertado com seu agente de arte assuntos práticos, como o combinado de fazer o reembolso do dinheiro pago por esboços que não conseguir terminar.

Apesar de conseguir enxergar apenas com um olho, o quadrinista disse que quer estar perto dos fãs para uma sessão de autógrafos. "Ainda posso assinar meu nome, e espero coordenar uma última sessão de autógrafos em massa para ajudar a tornar minha passagem um pouco mais fácil", confessou.

Ele também espera poder fazer uma última aparição pública para que possa ser fotografado com o maior número possível de fãs, com a condição de abraçar cada um deles. "Eu só quero ser capaz de dizer adeus com sorrisos e também com lágrimas", disse o quadrinista.

Eu sei que muitos de vocês terão perguntas ou comentários para fazer, e em vez da especulação e da falta de comunicação bem-intencionada, potencialmente prejudicial, voltarei à arena da mídia social, iniciando uma nova conta no Facebook, onde fãs e amigos podem se comunicar comigo ou com meu representante para atualizações e esclarecimentos.

Por fim, George disse que não é uma mensagem que gostaria de escrever, mas sentiu vontade de compartilhar isso por estar envolvido nos braços amorosos de tantas pessoas que o amam tanto quanto ele ama.

"É muito edificante saber que você levou uma vida boa, que trouxe alegria para tantas vidas e que deixará este mundo um lugar melhor porque fez parte dele", finalizou.

Em janeiro de 2019, o quadrinista anunciou a sua aposentadoria. Ele é famoso por criar artes da minissérie "Crise nas Infinitas Terras", ajudar a consagrar a Mulher-Maravilha e, na série "Os Novos Titãs", ele reformulou a antiga equipe da turma titã.