Topo

9 vezes em que a produção de "A Fazenda 13" foi alvo de críticas dos peões

A Fazenda 2021: peões perdem a paciência com a produção do reality show com excesso de rigor - Reprodução/Playplus
A Fazenda 2021: peões perdem a paciência com a produção do reality show com excesso de rigor Imagem: Reprodução/Playplus

Colaboração para Splash, em São Paulo

07/12/2021 04h01Atualizada em 07/12/2021 11h50

Além das famosas tretas diárias, "A Fazenda 13" (RecordTV) também contém puro suco de entretenimento com embates dos participantes contra a produção do reality show. Uma mera demora para o acontecimento de uma dinâmica já é o suficiente para deixar os peões irados e sem medo de criticar a equipe de bastidores diante das câmeras de transmissão do Playplus - plataforma de streaming 24h da RecordTV.

Os peões já criticaram os figurinos das festas, ficaram incomodados com o excesso de regras no confinamento e até o volume dos avisos transmitidos para a casa geraram faíscas com os participantes.

A décima terceira edição do reality show, cujo prêmio é de R$ 1,5 milhões, teve uma série de momentos marcantes em que os participantes não ligaram para as câmeras e soltaram os cachorros contra a produção.

Cadê a minha liberdade?

Após a primeira festa da edição, Dayane Mello revelou, em conversa com Nego do Borel, que estava incomodada por se sentir presa. É isso mesmo. A modelo relatou que o excesso de regras da produção, como deixar os peões presos na sede enquanto arrumam a área externa para atividades, era uma censura a liberdade.

Cansei, não pode isso, não pode aquilo, não pode caminhar ali, não pode fazer isso, ai que chatice, meu. Livres? Livres de fazer o que? Um cara***". Me manda embora, quero voltar para casa. Nesse sistema não tem liberdade aqui dentro, você não é livre, não pode fazer p**** nenhuma, faz 3 dias que eu tô fechada dentro de uma casa. Não vi um pôr do sol, não vi p**** nenhuma, isso é liberdade? Não quero saber de um milhão e meio, eu quero ser livre. Dayane Mello

Curiosamente, o desabafo da peoa aconteceu momentos antes de uma briga generalizada na baia, envolvendo Nego do Borel, Dynho Alves, Mussunzinho e Victor Pecoraro.

Looks das festas não costumam agradar

Em diversas ocasiões, os peões reclamaram dos figurinos enviados pela produção para as festas do reality. Não é raro ouvir alguém dizer que as peças não agradaram, vieram no tamanho errado ou simplesmente não combinam com seus estilos.

Antes da primeira festa da edição, por exemplo, Rico deixou muito claro que não gostou do "look" escolhido para ele pela produção do reality show.

"Já vou chegar estressado nessa festa. No contrato não tem que não pode rasgar a roupa da festa. Vou levar uma tesourinha e vou rasgar a roupa de todo mundo, quando estiverem bêbados", afirmou o humorista.

No mesmo dia, Gui Araujo também disse não ter gostado do look enviado pela produção: "A minha parece que eu vou para a praia, bermuda e camiseta. Um frio do caralh*."

Na penúltima festa, Rico voltou a reclamar do figurino, incomodado por não ter recebido acessórios. "Na cabeça deles [produção] eu tô aqui flutuando, só estou aqui para jogar café", alfinetou.

Festa sem bebidas? Oi?

Uma frequente reclamação dos participantes de "A Fazenda 2021" é pela escassez de bebidas alcoólicas nas festas. Depois da expulsão de Nego do Borel, que se deitou com Dayane Mello que estava bêbada, a produção optou em fazer uma diminuição significativa na quantidade de álcool.

Uma das mais incomodadas com o fato foi Sthefane Matos. Sem papas na língua, a influenciadora digital chegou a declarar em uma das noites de curtições que os bispos da igreja Universal - ligada à RecordTV - estavam felizes com a festa sem agitação.

O bispo hoje tá satisfeitíssimo, não tem álcool.

Irados após a terceira festa do confinamento ter sido com pouco álcool, Sthefane Matos sugeriu um boicote às próximas festas e Valentina Francavilla chegou a propor que os peões se unissem contra a produção caso a próxima festa fosse ruim.

Além de críticas à quantidade, a qualidade da cerveja oferecida também foi alvo de reclamações constantes. "É muito ruim isso aqui, velho! [...] Parece água com sal", detonou Gui Araujo, que até já chegou a ingerir enxaguante bucal em gel após um evento.

Na "festa selva", a bebida acabou com menos de dez minutos de comemoração. "Não tem álcool!", gritou Arcrebiano.

Apesar do programa estar com quase três meses de confinamento, a produção de "A Fazenda 13" segue maneirando nas bebidas. Na última terça-feira, por exemplo, Mileide Mihaile aproveitou para fazer um apelo à produção:

Gente, vamos meter o louco se todo mundo tiver aqui na festa? Sem alisar. 'Bora' virar assim, todo mundo, de mão dada e virar [a bebida]?

"É só ter a bebida, se tiver eu bebo até...", respondeu Marina. "Se não tiver uma, duas, três cervejas, não tem festa. Melhor nem ter", disse a influenciadora digital, em recado para a equipe da RecordTV

É a última festa nossa, deixa a gente dar o nome. A gente quer se prejudicar. Marina Ferrari

Regras? Aff!

Rico Melquiades e Gui Araujo são os campeões de reclamações contra a produção da 13ª temporada do reality. Antes da formação da sétima roça, o ex-namorado de Anitta ficou incomodado ao ouvir a produção alertar os peões sobre o uso de palavrões durante o programa ao vivo e instruí-los a não usarem óculos escuros.

Eles inventam umas regras do nada. Gui Araujo

Ele também culpou a produção por estar sentindo ansiedade no dia a dia de confinamento. Durante a preparação das dinâmicas, os peões devem ficar trancados dentro da casa. Após passar horas sem poder acessar a área externa, Gui revelou para Day que isso lhe deixa ansioso: "Essa falta de certeza, falta de compromisso."

O ex-MTV ainda fez uma queixa sobre a demora da produção quando avisam o tempo restante para começar as atividades: "Uma hora é uma hora, caralh*."

A Fazenda 2021: Gui Araujo reclama de produção e faz queixa sobre ansiedade - Reprodução/PlayPlus - Reprodução/PlayPlus
A Fazenda 2021: Gui Araujo reclama de produção e faz queixa sobre ansiedade
Imagem: Reprodução/PlayPlus

As ordens da produção também são motivo de irritação

Rico ficou revoltado após receber uma ordem da produção do programa. O peão estava deitado no quarto da sede, descansando, quando os peões receberam a ordem de tirar as roupas de cama.

Irritado, ele reclamou e arremessou o lençol, cobertor e travesseiro no chão.

Caralh*! [...] Não pode descansar um minuto aqui. Vai pra fora, vai pra dentro, vai pra fora, vai pra dentro. Rico Melquiades

A Fazenda 2021: Rico se revolta com a produção do programa - Reprodução/PlayPlus - Reprodução/PlayPlus
A Fazenda 2021: Rico se revolta com a produção do programa
Imagem: Reprodução/PlayPlus

Até o volume dos avisos...

Não é só o conteúdo dos avisos que irrita os confinados. O volume alto dos anúncios da produção também já foi motivo de queixas dos peões.

"Qualquer dia, vou meter esse pauzinho nessas caixas [de som] tudinho", disse Rico, após um aviso da equipe. "Tomar no c*. Os caras tão estourando. Chega na festa, [o som] parece um fone de ouvido", acrescentou Gui Araujo.

A Fazenda 2021: Rico reclama de som alto de aviso da produção - Reprodução/PlayPlus - Reprodução/PlayPlus
A Fazenda 2021: Rico reclama de som alto de aviso da produção
Imagem: Reprodução/PlayPlus

Demora para o início da ação patrocinada? Ah, não!

São tantas as reclamações sobre a produção, que as "cornetadas" de Rico até já viraram motivo de desentendimento entre o humorista e seus colegas.

Os peões aguardavam, reunidos na sala, o começo da comemoração de uma ação patrocinada que serviria sorvete para eles e foi chamada de de "tarde de sorvetes". Foi quando Rico reclamou da espera.

Sabe de uma coisa? A gente não quer mais sorvete, não. Peguem esse sorvete tudinho e botem tudo naquele lugar. Rico Melquiades

Após ser repreendido pelos outros participantes, o peão se irritou: "Se eu for expulso, quem vai ser expulso sou eu. Se eu levar chamada, quem vai levar chamada sou eu. Me deixem em paz!"

Caçando pelo em ovo

Após a 11ª festa de "A Fazenda 13" (RecordTV) Mileide Mihaile entrou em brincadeira de atirar almofadas nos peões, mas estava sem microfone e gerou punição de corte de água quente por 24 horas. MC Gui se revoltou com o castigo e criticou a produção por estar 'achando coisa onde não tem'.

Como assim, velho? A mulher tava quieta. Independente da punição, eu vou me importar só pela tiração. Vou discutir feio se meterem o louco, tá tirando. Não, eles tão tirando a favela. 'Cê' é louco, tá tirando. A Mileide tava deitadinha e não falando nada. Foi igual à punição do Gui [Araujo], tava todo mundo conversando e ele só tava perto se secando, e o cara deu punição.

Na sequência, o funkeiro foi chamado na sala da sede para a leitura da punição e tomou conhecimento do corte de água quente por 24 horas.

Segundo a página 15 do manual de sobrevivência, é obrigatória o uso de microfone durante todo o tempo de permanência. Pelo descumprimento, todo o grupo será punido. Vocês ficarão 24 horas sem água quente.

Irritado com o castigo, MC Gui esbravejou que Mileide Mihaile não estava conversando com ninguém e classificou a atitude da produção como uma forma de causar no confinamento.

Ah, a mulher tava deitada para dormir e vocês tão dando punição em 'nois'? Ela tava quieta e não deu um 'a'. Tão achando punição onde não tem, rapaz. Fazer o quê, vocês quem mandam.

Estamos com calor

No último final de semana, Rico Melquiades se irritou — mais uma vez, com a produção. Dessa vez por conta do ar condicionado.

"Gente liga o ar condicionado, estamos com calor. A gente só tá tomando um banho por dia... Ficamos com o rabo todo suado e o ar [está] desligado", disparou o ex-De Férias Com o Ex.

Ao falar sobre o banho, Rico se referia às punições causadas Aline, Mileide, Sthe Matos, Dynho Alves, MC Gui e Arcrebiano ao quebrarem regras doreality show após a 12ª festa.

Após saída de Dayane Mello, quem merece vencer o reality?

Enquete encerrada

Total de 66141 votos
36,96%
Antonio Chahestian/Record TV
28,88%
Antonio Chahestian/Record TV
24,71%
Antonio Chahestian/Record TV
2,34%
Antonio Chahestian/Record TV
1,87%
Antonio Chahestian/Record TV
1,60%
Antonio Chahestian/Record TV
1,46%
 Antonio Chahestian/Record TV
1,21%
Antonio Chahestian/Record TV
0,97%
Antonio Chahestian/Record TV

Valide seu voto

Confira todas as roças já formadas na 13ª edição de 'A Fazenda'