Topo

Cantor Jau é barrado em restaurante na BA; estabelecimento cita dress code

Cantor Jau foi impedido de entrar no restaurante Sette, em Salvador. O estabelecimento diz que ele não poderia entrar de chapéu - Reprodução
Cantor Jau foi impedido de entrar no restaurante Sette, em Salvador. O estabelecimento diz que ele não poderia entrar de chapéu Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

03/12/2021 15h26

O cantor Jau acusa um restaurante em Salvador (BA) de racismo após ser barrado no estabelecimento. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele mostra a roupa que estava vestindo: calça, camiseta regata coberta por um agasalho, sapato fechado branco e um chapéu:

"Minha gente, com toda a humildade do planeta Terra, eu acho que um cidadão vestido dessa forma pode entrar em qualquer ambiente, independentemente da cor dele", afirmou.

"Ele vestido dessa forma só pode ser barrado no ambiente se houver algum problema racial, ou se houver algum problema de índole, ou se houver algum problema com essa pessoa — que não é meu caso, eu ainda sou artista da terra. E eu fui no restaurante Sette, fui barrado, impedido de entrar porque estava vestido assim."

Não, gente. Não era a indumentária, faltavam-me talvez olhos azuis e cabelos louros, não os tenho, não culpo quem os têm, não os quero ter. Jau

"Mas preciso da minha liberdade de ir e vir, e hoje o restaurante Sette foi preconceituoso comigo e minha equipe, não deixando a gente adentrar ao espaço. Não é um lugar democrático, não é um lugar frequentável, é um lugar racista."

O restaurante se pronunciou no Instagram, dizendo que o cantor foi barrado porque estava de chapéu, e um de seus acompanhantes de bermuda.

"Não há impedimento legal para que bares e restaurantes privados estabeleçam seus códigos de vestimenta (ou dress code), desde que o deixem claro na entrada do estabelecimento, sites e mídias sociais, de modo que o consumidor possa ser previamente informado. Trata-se de aplicação prática do direito à informação previsto no art. 6º, III do CDC", diz o restaurante.