Topo

Meghan Markle vence processo de R$ 3,3 milhões contra jornal britânico

Meghan Markle processou grupo por publicar carta enviada ao pai - Foto: Getty Images
Meghan Markle processou grupo por publicar carta enviada ao pai Imagem: Foto: Getty Images

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

02/12/2021 19h23

Um jornal britânico perdeu hoje na Justiça do Reino Unido um recurso apresentado em um processo contra a duquesa Meghan Markle, de 40 anos, mulher do príncipe Harry. O veículo havia recorrido a uma condenação de 450 mil libras esterlinas (cerca de R$ 3,3 milhões) após publicar uma carta que a duquesa enviou a seu pai, Thomas Markle, 76.

Em fevereiro, o editor do tabloide, que faz parte do grupo Associated Newspapers Limited (ANL), editora do jornal "Daily Mail", foi até a Corte de Londres para contestar a condenação. No entanto, hoje, o veículo perdeu a batalha com a seguinte argumentação do tribunal.

"Mantém a decisão de que a duquesa poderia razoavelmente esperar que sua vida privada fosse respeitada", afirmou o tribunal.

Na batalha judicial, o jornal britânico argumentou que a carta havia sido escrita com o conhecimento de que poderia ser veiculada na mídia. Para isso, levou um ex-secretário do casal que afirmou sobre "a possibilidade de vazamento em mente" com o rascunho do documento.

No entanto, Meghan negou essa informação, dizendo que ela não acreditava que seu pai vazaria a carta. Os advogados afirmaram que a duquesa não tinha o desejo da carta se tornar pública.

Além de precisar desembolsar toda essa quantia para a duquesa, o tabloide "O Mail on Sunday" também foi condenado a relatar sua derrota legal na primeira página do veículo.

Após o fim do processo, Meghan comemorou a vitória e espera que a decisão mude a indústria dos tabloides.

"É uma vitória para mim, mas também para quem tenha tido medo de defender o que é justo", reagiu a americana em comunicado. "O mais importante é que agora somos coletivamente corajosos o suficiente para remodelar uma indústria de tabloides que leva as pessoas a serem cruéis e lucra com as mentiras e a dor que elas criam", disse ela, em entrevista para AFP.

No processo, a duquesa entrou com ações contra o grupo ANL, "O Mail on Sunday" e o site do Mail Online. A empresa publicou trechos de uma carta enviada ao polêmico pai da ex-atriz.

O documento foi escrito em agosto de 2018, poucos meses depois de Meghan se casar com o príncipe Harry, neto de Elizabeth II. Nela, Meghan pediu ao pai que parasse de fazer declarações falsas à imprensa.