Topo

Rainha Elizabeth parabeniza Barbados por república após monarquia britânica

Rainha Elizabeth visita set da novela "Coronation Street" - Scott Heppell - WPA Pool/Getty Images
Rainha Elizabeth visita set da novela 'Coronation Street' Imagem: Scott Heppell - WPA Pool/Getty Images

Colaboração para o UOL

30/11/2021 18h15

A rainha Elizabeth II parabenizou Barbados por se tornar uma república após quase 400 anos sob o domínio da coroa britânica. Com a eleição da primeira presidente do país, Sandra Mason, a monarca do Reino Unido deixou de ser chefe de Estado da ilha caribenha.

"Nesta significante ocasião e em sua posse como a primeira presidente de Barbados, estendo os meus parabéns a você e a todos os barbadianos", escreveu a rainha inglesa, em carta enviada a presidente do país, segundo a revista Us Weekly.

Elizabeth destacou que, ao longo dos anos, ambas nações desfrutaram de "uma parceria baseada em valores comuns, compartilharam prosperidade e estreita colaboração em uma série de questões, incluindo trabalhos recentes sobre mudanças climáticas."

Na cerimônia de transição de governo ocorrida ontem à noite, a cantora Rihanna foi nomeada heroína nacional de Barbados. Com a presença do príncipe Charles, o evento também marcou a posse de Sandra Mason, até então governadora-geral do país.

A ilha, no entanto, segue como membro da organização Commonwealth, nações que formam a Comunidade Britânica. Na carta, a rainha Elizabeth disse que isso é "de grande satisfação".

"Também é uma fonte de grande satisfação que Barbados continue sendo um participante ativo dentro da Commonwealth e aguardo com expectativa a continuação da amizade entre nossos dois países e povos."