Topo

Miss Brasil revela bastidor nada glamouroso e como perdeu título em 2018

Teresa Santos é a nova Miss Brasil - Reprodução/Instagram
Teresa Santos é a nova Miss Brasil Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

De Splash, em São Paulo

29/11/2021 04h00

Aos 23 anos, Teresa Santos conquistou um sonho de criança: ser coroada Miss Brasil. A cearense conversou com Splash sobre o caminho que percorreu até a vitória no concurso e a expectativa para o Miss Universo, que acontece em dezembro em Israel.

O desejo de brilhar como modelo — e que mais tarde a levaria a se inscrever no Miss Brasil — nasceu graças a um concurso infantil. "Aquela vontade ficou no meu coração, mas não tive muitas oportunidades", diz ela, que priorizou os estudos até que a paixão renasceu na adolescência.

Teresa assiste a concursos de miss desde pequena e, aos poucos, alimentou a vontade de estar na competição de beleza mais importante do país. "Eu me via ali, por mais que fosse algo distante da minha realidade. Eu achava incrível o fato de as mulheres se superarem e vencerem tantos medos, além de representar os estados", conta.

Em 2018, ela participou pela primeira vez do concurso. "Nunca tinha pisado numa passarela de forma tradicional. Acredito que tenha sido uma colocação justa. A vencedora foi a amazonense Mayra Dias, uma mulher linda e que estava preparadíssima", diz. A história de Teresa com o Miss Brasil não havia chegado ao fim. Três anos depois, o retorno foi triunfal.

Sabe quando o sonho permanece adormecido, mas sempre palpitando? Representar o meu estado pela segunda vez é uma responsabilidade muito grande. Viver algo tão inédito que é participar novamente de um concurso da mesma franquia foi um privilégio. Existe a hora certa para cada coisa e estou muito feliz por isso.

Até ser coroada com o título de Miss Brasil, Teresa passou por um intenso processo de preparação que envolve uma série de atividades. Ela sabe bem como é o outro lado de uma profissão que ainda passa a ideia de muito glamour.

Teresa Santos tem 23 anos e nasceu em Fortaleza - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Teresa Santos tem 23 anos e nasceu em Fortaleza
Imagem: Reprodução/Instagram

"É uma agenda cheia, com aulas de oratória, inglês, espanhol, tratamentos estéticos, treino em academia, provas de trajes típicos, imprensa para receber em eventos. O meu preparo [para o Miss Universo] não tem nada de diferente. Apenas quero dar continuidade e intensificar alguns pontos. Temos pouquíssimo tempo", diz.

Os bastidores são momentos de emoção e aprendizado. É uma jornada dura, cheia de desafios e obstáculos diários. Estou tão realizada e com o coração leve que tiro os desafios de letra. Penso no lado positivo e como posso aprender com aquilo.

"Vivi a fé da forma mais clara possível"

Teresa Santos diz como a fé foi importante durante todas as etapas até a vitória no Miss Brasil 2021. - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Teresa Santos diz como a fé foi importante durante todas as etapas até a vitória no Miss Brasil 2021.
Imagem: Reprodução/Instagram

Teresa valoriza a conexão com a natureza, se preocupa em ajudar instituições beneficentes tem forte apego à espiritualidade. A modelo conta que recorreu à fé em todo o processo do Miss Brasil.

"Foi o momento em que tive mais fé. Sentia no meu coração que estava fazendo a coisa certa na hora certa. Só deveria fazer o meu melhor, que Deus iria abençoar. Senti a presença de Deus muito forte em cada momento do processo", relembra.

Fé é acreditar em algo que você não vê, mas acreditar mesmo. Agradecer por o que você acredita que vai acontecer antes de ter acontecido. Nesse momento vivi a fé da forma mais clara possível.

Expectativa para o Miss Universo

Teresa está confiante de que tem todas as chances de voltar para o Brasil com a coroa de Miss Universo — o que não a impede de sentir aquele frio na barriga. "Sinto todos os dias a ansiedade gostosa de participar do maior concurso de beleza do mundo — e em Israel, que sempre sonhei conhecer".

O meu maior sonho é trazer a terceira coroa de Miss Universo para o Brasil. Procuro não imaginar o que será mais desafiador. Preciso apenas me manter serena para resolver os desafios da melhor forma possível. E acreditar que tudo o que eu tenho já é o bastante.

Somente duas brasileiras venceram o Miss Universo: Iêda Maria Vargas, em 1963, e Martha Vasconcellos, em 1968. Há mais de 50 anos que uma brasileira não conquista a coroa no concurso de beleza mundial.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, a Miss Brasil Teresa Santos participou pela primeira vez do concurso em 2018, e não em 2013. A informação foi corrigida.