Topo

'Domingão' tem homenagem a Racionais MC's, que nunca tocaram na Globo

Robson Nunes canta Racionais MC's no 'Domingão' Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

28/11/2021 19h12Atualizada em 28/11/2021 19h42

Robson Nunes homenageou Racionais MC's no "Show dos Famosos" (TV Globo) de hoje. A apresentação chamou atenção, já que, apesar de alguns integrantes já terem participado de programas da Globo, o grupo em si nunca tocou na emissora.

Em 2013, Edi Rock foi ao "Caldeirão" e foi duramente criticado. Isso porque o Racionais tenta, em geral, se afastar da grande mídia.

O músico voltou à Globo em 2019, dessa vez do lado de BK. Os dois participaram do "Conversa com Bial" e falaram da influência dos Racionais MC's.

Em "A vítima", uma das canções do grupo, há uma pequena crítica à emissora: "Um repórter da Globo me insultou/Me chamava de assassino aquilo inflamou", diz a letra da música, que conta a história de um atropelamento que resultou em morte.

Robson Nunes cantou "Nego Drama" e falou como as músicas do Racionais foram importantes para ele se reconhecer negro.

"Ainda mais eu que sou negro de pele clara... Lembro de uma vizinha. Minha mãe falava 'esse aqui é meu neguinho mais novo' e ela falava 'imagina, Robson não é negro, ele é moreno claro'. Falavam como se fosse uma ofensa, sacou? E você cresce com isso. Meus pais são sensacionais, seu Miro, pedreiro, dona Dora, dona de casa", disse o ator, que ficou emocionado ao falar dos pais e foi aplaudido.

Quando Racionais entra na minha vida, eu sei quem eu sou, eu tenho orgulho, eu tenho autoestima. É transformador. Robson Nunes

Robson sugeriu um "teste do pescoço" para quem fala que a luta de pessoas negras é "mimimi".

"Quando você tiver no seu restaurante preferido, faz o teste do pescoço [olha para os lados] e vê quantos pretos têm lá. Quando você tiver no seu clube, vê quantos pretos têm lá. Isso não tá certo, a gente tem que equilibrar isso com medidas emergenciais. Essa luta é para na frente disputar de igual para igual", disse o ator.

Ele também sugeriu que as pessoas negras busquem se informar sobre a própria identidade.

Informe-se, estamos no mês da consciência negra. Tenha consciência de quem você é e principalmente orgulho de quem você, é porque o povo preto faz e fez muito por esse país. Robson Nunes

A apresentação do ator foi elogiada por todos os técnicos, que ganhou a nota 10 de todos — inclusive de Boninho.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Domingão' tem homenagem a Racionais MC's, que nunca tocaram na Globo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade