Topo

Os filmes imperdíveis de 2021 para ver no streaming

Usvani (Anthony Ramos) e Vanessa (Melissa Barrera) no filme "Em um bairro de Nova York" - Warner Bros./Divulgação
Usvani (Anthony Ramos) e Vanessa (Melissa Barrera) no filme "Em um bairro de Nova York" Imagem: Warner Bros./Divulgação

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

26/11/2021 04h00

Você piscou e os shoppings estão com decorações de Natal e alguém na sua casa provavelmente já está pensando na uva passa que vai colocar nos pratos da ceia.

E aquela lista de filmes que você prometeu assistir até o fim do ano continua crescendo e acumulando poeira.

Por isso, separamos uma seleção de longas imperdíveis de 2021 que estão nas plataformas de streaming para você se organizar, assistir e ter algum assunto para puxar com aquele primo que vê só uma vez por ano.

Uma das melhores novidades é que o conteúdo de UOL Play passa a estar disponível, a partir de hoje, para aluguel.

AÇÃO/AVENTURA

"Mortal Kombat"

Arte do longa "Mortal Kombat" (2021) - Divulgação/Warner - Divulgação/Warner
Arte do longa "Mortal Kombat" (2021)
Imagem: Divulgação/Warner

Dirigido por Simon McQuoid e produzido por James Wan, o filme baseado no jogo homônimo acompanha o lutador de artes marciais Cole Young (Lewis Tan), caçado por Sub-Zero (Joe Taslim) sem saber de sua linhagem oculta. Ele busca lutadores para defender o Plano Terreno e se prepara para enfrentar as maiores forças da Exoterra.

Onde assistir: em cartaz na HBO Max ou disponível para aluguel no UOL Play.

"Godzilla vs Kong"

Lagarto ou macaco? O épico encontro entre dois ícones do cinema foi um dos grandes lançamentos do primeiro semestre de 2021, e começa quando um esquadrão embarca em uma missão para descobrir as origens dos Titãs, e uma conspiração ameaça varrer as criaturas, boas ou más, da Terra.

Onde assistir: em cartaz na HBO Max ou disponível para aluguel no UOL Play.

"Anônimo"

Bob Odenkirk ("Better Call Saul") vive Hutch Mansell, um homem acostumado a apanhar da vida sem revidar. Quando sua casa é invadida por ladrões e ele nem tenta se defender, o filho e a esposa se afastam ainda mais. Isso desperta um instinto violento, e Hutch se joga em um caminho brutal para garantir que nunca mais será subestimado.

Onde assistir: disponível para aluguel no iTunes.

DRAMA

"Em um bairro de Nova York"

Adaptação do musical de palco "In the Heights", de Lin-Manuel Miranda ("Hamilton"), o filme acompanha um grupo de latinos do bairro de Washington Heights, lidando com a gentrificação e as transformações econômicas. A história é contada por Usnavi (Anthony Ramos), dono de uma mercearia que sonha com uma vida melhor ao lado da sua amada Vanessa (Melissa Barrera).

Onde assistir: em cartaz na HBO Max ou disponível para aluguel no UOL Play.

"Judas e o Messias Negro"

Vencedor do Oscar de melhor ator codjuvante e melhor canção original, "Judas e o Messias Negro" é um drama biográfico que conta a história de William O'Neal (LaKeith Stanfield), que se infiltra na divisão de Illinois dos Panteras Negras após fazer um acordo com o FBI, para reunir informações sobre o carismático ativista Fred Hampton (Daniel Kaluuya).

Onde assistir: em cartaz na HBO Max ou disponível para aluguel no UOL Play.

"Duna"

Zendaya (Chani) e Timothée Chalamet (Paul) em "Duna" - Warner Bros./Divulgação - Warner Bros./Divulgação
Zendaya (Chani) e Timothée Chalamet (Paul) em "Duna"
Imagem: Warner Bros./Divulgação

O épico de Denis Villeneuve adapta a primeira metade do romance homônimo de Frank Herbert, numa complexa trama política e espacial estrelada por Timothée Chalamet, Zendaya, Oscar Isaac e Rebecca Ferguson. O longa, aliás, já tem a sequência confirmada. Ainda bem!

Onde assistir: em cartaz na HBO Max ou disponível para aluguel no UOL Play.

"Cry Macho"

Clint Eastwood analisa a moral masculina em seu mais recente faroeste, sobre um ex-astro de rodeio e criador de cavalos que aceita a missão de levar o filho adolescente de um antigo chefe do México de volta para casa. Durante a jornada, um ensina ao outro o significado de redenção e bondade.

Onde assistir: em cartaz na HBO Max ou disponível para aluguel no iTunes.

"Pequenos Vestígios"

Denzel Washington no filme Os Pequenos Vestígios - Divulgação - Divulgação
Denzel Washington no filme "Os Pequenos Vestígios"
Imagem: Divulgação

Com Denzel Washington, Jared Leto e Rami Malek, o longa do diretor John Lee Hancock ("Um Sonho Posssível") conta a história do delegado adjunto Joe Deacon, que se une ao delegado Jim Baxter (Malek) em busca de um serial killer. O que eles não sabem é que a investigação acaba trazendo segredos do passado de Deacon à tona.

Onde assistir: em cartaz na HBO Max ou disponível para aluguel no UOL Play.

"Tempo"

Astros de 'Tempo', de M. Night Shyamalan - Universal Pictures/Divulgação - Universal Pictures/Divulgação
Astros de 'Tempo', de M. Night Shyamalan
Imagem: Universal Pictures/Divulgação

O mestre das reviravoltas M. Night Shyamalan conta a história de uma família que resolve tirar férias em uma praia, sem saber que o local esconde um segredo: lá, o tempo passa de forma diferente e as pessoas envelhecem anos em questão de minutos.

Onde assistir: disponível para aluguel no iTunes.

TERROR

"A Lenda de Candyman"

No filme de 1992, um espírito assassino assombrou um bairro pobre de Chicago. Agora, ele retorna para o mesmo local, que está diferente: gentrificado, com moradores ricos —que terão que enfrentar a ira de Candyman (Yahya Abdul-Mateen II) da mesma forma.

Onde assistir: disponível para aluguel no iTunes.

"Invocação do Mal 3"

Cena do longa 'Invocação do Mal 3' - Divulgação/ Warner Bros. Pictures - Divulgação/ Warner Bros. Pictures
Cena do longa 'Invocação do Mal 3'
Imagem: Divulgação/ Warner Bros. Pictures

Nesta sequência, Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga) investigam um dos casos mais assustadores das suas carreiras, que marca a primeira vez na História da Justiça dos Estados Unidos que um suspeito de assassinato alega possessão demoníaca em sua defesa.

Onde assistir: em cartaz na HBO Max ou disponível para aluguel no UOL Play.

"Maligno"

Dividindo opiniões, o longa de James Wan acompanha Madison (Annabelle Wallis), paralizada por visões terríveis de assassinatos, e sua situação só piora quando ela descobre que seus terrores noturnos estão acontecendo na vida real.

Onde assistir: em cartaz na HBO Max ou disponível para aluguel no iTunes.

PARA VER COM A FAMÍLIA

"A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas"

Quando a jovem Katie Mitchell é aceita no colégio de seus sonhos, para estudar cinema, ela fica ansiosa para encontrar pessoas que pensam como ela. Mas uma viagem em família para levá-la até a faculdade se transforma em um pesadelo quando todos se veem no meio de um apocalipse robô.

Onde assistir: em cartaz na Netflix.

"Luca"

"Luca", filme da Pixar - Pixar/Divulgação - Pixar/Divulgação
"Luca", filme da Pixar
Imagem: Pixar/Divulgação

O último lançamento da Pixar é um filme que se passa na Itália, e conta a história de um pequeno monstro marinho que, na Terra, se passa por humano para viver aventuras com sua nova amiga. O problema é que ninguém pode saber que, sob a superfície da água, ele é uma das criaturas temidas por todo o povoado.

Onde assistir: em cartaz no Disney+.

"Space Jam - Um Novo Legado"

A sequência do clássico da década de 1990 traz um novo jogo de basquete e um novo astro do esporte que precisa salvar seu filho das forças do mal. Desta vez, quem reforça o time do Tune Squad é ninguém menos que LeBron James.

Onde assistir: em cartaz na HBO Max ou disponível para aluguel no UOL Play.

FAVORITOS DA CRÍTICA

"Bo Burnham - Inside"

O diretor, cantor e comediante Bo Burnham, assim como muitos de nós, passou meses praticamente isolado durante a pandemia. Neste período, celebrou seu aniversário de 30 anos. E escreveu um ótimo e melancólico especial musical de comédia sobre este momento.

Onde assistir: em cartaz na Netflix.

"Annette"

"Annette", de Leos Carax - Divulgação - Divulgação
"Annette", de Leos Carax
Imagem: Divulgação

Este drama musical inusitado é estrelado por Adam Driver e Marion Cotillard, e rendeu a Leos Carax o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes. A trama, que envolve Driver cantando enquanto simula sexo oral, conta a história de um comediante stand-up, sua esposa cantora de Ópera e a filha do casal, uma criança misteriosa com um dom excepcional.

Onde assistir: em cartaz na Mubi.

"Quo Vadis, Aida?"

Indicado da Bósnia e Herzegovina ao Oscar de melhor filme internacional de 2021, o drama conta a história de Aida, uma tradutora da ONU que precisa buscar abrigo junto à família e centenas de civis após um ataque do exército da Sérvia à sua cidade.

Onde assistir: em cartaz no Telecine ou disponível para aluguel no iTunes.

"Doutor Gama"

O novo longa do aclamado diretor brasileiro Jeferson De conta a biografia de Luiz Gama, um republicano e abolicionista que usou a lei e os tribunais para libertar mais de 500 pessoas escravizadas.

Onde assistir: em cartaz no Globoplay.

"tick... tick... BOOM!"

Andrew Garfield estampa o cartaz de "tick, tick... BOOM!" - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Andrew Garfield estampa o cartaz de "tick, tick... BOOM!"
Imagem: Divulgação/Netflix

Boêmio, pobre e sonhador, Jonathan Larson revolucionou os musicais da Broadway na década de 1990 com "Rent". Mas antes de chegar lá, muitas portas se fecharam. Neste filme dirigido por Lin-Manuel Miranda, Andrew Garfield vive o compositor em sua obra anterior, um musical autobiográfico sobre a linha tênue entre as contas que não param de chegar e o idealismo de viver um sonho.

Onde assistir: em cartaz na Netflix