PUBLICIDADE
Topo

Não é só 'Um Lugar ao Sol': a masturbação feminina na TV brasileira

Rebeca (Andrea Beltrão) em cena de masturbação em "Um Lugar ao Sol"
Rebeca (Andrea Beltrão) em cena de masturbação em "Um Lugar ao Sol"
Reprodução/TV Globo

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

25/11/2021 14h00

"Um Lugar ao Sol" deu o que falar com uma cena quente envolvendo Andrea Beltrão. Aos 58 anos, a intérprete de Rebeca protagonizou uma cena de masturbação, algo raro na TV brasileira.

Em séries e filmes internacionais, a masturbação feminina tem deixado de ser um mito. Desde "Sex & the City", debates sobre libido e o prazer sexual das mulheres têm tido mais presença nas telas.

Continua depois da publicidade

Recentemente, séries como "Fleabag", "Girls" e "Sex Education" levaram o assunto adiante.

Entre as produções nacionais, a discussão também está ficando mais frequente.

Quando você fala de temas tabus sem tensão, as pessoas se sentem mais confortáveis (...) Acho bonito ver o muro desmanchando enquanto falamos sobre algo tão comum a todos.
Maeve Jenkins, em entrevista concedida ao UOL
Continua depois da publicidade

Na TV brasileira, a própria Globo vem introduzindo diálogos sobre masturbação feminina em suas produções recentes.

Sexo virtual

No ano passado, a série "As Five", derivada de "Malhação - Viva a Diferença" (2017-2018) trouxe a masturbação feminina sendo debatida com naturalidade com Benê (Daphne Bozaski).

A personagem embarca em um relacionamento com Nem (Thalles Cabral), um vizinho do apartamento que ela divide com Lica (Manuela Aliperti). Mas logo Benê descobre que o rapaz sente dificuldades para ter ereção -consequência do seu consumo excessivo de filmes pornográficos.

Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Benê (Daphne Bozaski) e Nem (Thalles Cabral) vivem um romance em "As Five"
Imagem: Reprodução/Globo

Então, a pianista tem uma ideia que pode ajudar a ambos. Do seu quarto, ela resolve fazer uma videochamada com o rapaz, e os dois têm a sua primeira relação assim, à distância, virtualmente.

Na cena, que acontece no episódio 6, ela justifica:

Continua depois da publicidade
Pode parecer estranho, mas eu acho que vai funcionar. Pode ser bom pra mim também, sem fluidos, sem contato físico.
Benê, no episódio 6 de "As Five"

A cena mostra o ato dos dois lados. Cada um em seu quarto, os dois se masturbam num momento de intimidade à distância, que faz ambos perderem seus medos e se sentirem mais à vontade um com o outro.

Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Imagem: Reprodução / Internet

"Você deveria me ver"

É claro que a novela mais quente do momento não ficaria fora dessa. Em uma cena do capítulo 8 de "Verdades Secretas 2", Giovanna (Agatha Moreira) se toca de frente para um janelão com vista para os arranha-céus de São Paulo.

O momento acontece após uma discussão com Cristiano (Romulo Estrela). Eles se desentendem por causa de Angel (Camila Queiroz), e quando ela pede para Cris ficar, ele nega e vai embora.

Na sequência, ao som de "You Should See Me in a Crown", de Billie Eilish, ela se masturba de frente para a janela.

Continua depois da publicidade

Elas no comando

O episódio de "As Five" em questão é escrito por Luna Grimberg, e a direção é dividida entre Dainara Toffoli, Rafael Miranda e Natalia Warth. A presença das mulheres nos bastidores, sobretudo em uma história com personagens femininas, é importante.

João Cotta/TV Globo - João Cotta/TV Globo
Amora Mautner, diretora de "Verdades Secretas 2"
Imagem: João Cotta/TV Globo

Em "Verdades Secretas 2", essa relação também não fica distante, já que a direção é feita por uma mulher, Amora Mautner. A presença feminina permanece em "Um Lugar ao Sol", novela criada e escrita por Lícia Manzo.

Essa mudança de perspectiva, com mulheres encabeçando projetos, é essencial para que assuntos ligados à sexualidade feminina tenham mais presença em tela.

Vejo as mulheres cansadas de serem vistas apenas sob a perspectiva do olhar masculino desejante. O desejo pode existir sem problemas, mas queremos ser vistas em nossa integridade.
Maeve Jenkins, para o UOL